noticia10406.jpg

Professor da FIC assume direção da Cinemateca

Em 11/10/13 05:55.
Lisandro Nogueira assume em novembro a direção da instituição responsável pela preservação do patrimônio audiovisual brasileiro
O novo diretor da Cinemateca será Lisandro Nogueira, professor de cinema da Universidade Federal de Goiás. A escolha foi confirmada à Folha pelo Ministério da Cultura, ao qual a instituição é subordinada. Ele deve assumir o cargo no início de novembro.

A Cinemateca é responsável pela preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, mas vive uma crise administrativa desde janeiro, quando o então diretor, Carlos Magalhães, foi exonerado pelo ministério. Desde então, a pasta suspendeu repasses à instituição e quase metade de seus funcionários foram demitidos.

Lisandro Nogueira é professor de cinema da Universidade Federal de Goiás, com mestrado em Cinema e Televisão pela ECA-USP e doutorado em Cinema e Jornalismo pela PUC/SP. Ele escreveu o livro "O autor na televisão" (Edusp e Editora UFG). É consultor do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) e mantém um site sobre cinema.

Fonte: Folha de São Paulo

Categorias: Cultura