noticia9473.jpg

UFG terá Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama no Hospital das Clínicas

Em 29/01/13 09:37.
Evento oficializou a entrega de R$2,3 milhões doados pelo Instituto Avon para execução do projeto

A Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc/UFG), oficializou, na manhã do dia 24 de janeiro, uma parceria para construção do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama. O Instituto Avon doará ao projeto R$ 2,3 milhões que serão utilizados na construção do novo prédio que deve abrigar o projeto. O centro terá 1.089 metros quadrados e funcionará ao lado do hospital. A obra está orçada em R$ 5 milhões, com o restante dos recursos vindo da UFG.

O coordenador do Programa de Mastologia do HC, Ruffo de Freitas Júnior, ressaltou durante a cerimônia a necessidade de se investir cada vez mais na prevenção do câncer de mama, mas também na qualidade de vida das mulheres que já tiveram a doença. Segundo o médico, o tempo de espera para os exames deve diminuir dos atuais 30 dias para 14, quando o centro estiver pronto. “Será um grande reforço na busca da redução da mortalidade feminina por câncer de mama em todo o estado de Goiás”, afirma.

O diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani, destacou que a escolha de Goiânia para receber estes recursos se deu porque a UFG se propôs a ser parceira e ofereceu condições para isso. Outras cidades também já receberam projetos como esse: Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Barretos (SP) e Jundiaí (SP). O reitor da UFG, Edward Madureira, também destacou a importância dessas parcerias que permitem um melhor atendimento à sociedade.

Também estiveram presentes ao evento o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde, Halin Antônio Girade, o presidente executivo da Fundahc, José Antônio de Moraes, a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Teresa Cristina Nascimento Sousa, representando o prefeito Paulo Garcia, e a embaixadora do Instituto Avon, Luiza Brunet.

A revendedora da Avon, Maria da Guarda Ferreira, também participou da cerimônia, relatando sua luta contra o câncer de mama. Natural de Iporá (GO), ela tem acompanhado diversos eventos do Instituto Avon, levando sua história de vida e uma mensagem de força e esperança às pessoas que lutam contra a doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

Serviços

O novo centro pretende oferecer qualidade e conforto no atendimento, exames precisos e feitos com agilidade, além de rapidez nos agendamentos e nos diagnósticos. Com a melhoria dos serviços, todos centralizados no mesmo local, o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas/UFG espera dobrar sua capacidade de atendimento de 9 mil para 18 mil mulheres ao ano. Além disso, o centro será o primeiro do estado a contar com um aparelho de estereotaxia, de alta precisão, que permite a identificação de tumores em 3D, com atendimento aos usuários do SUS. A professora Rosemar Macedo, integrante do Programa de Mastologia, explica que, com o aparelho de estereotaxia, as biópsias poderão ser ambulatoriais, diminuindo a demanda pelo uso do centro cirúrgico no HC. A previsão de inauguração do Centro de Detecção Precoce do Câncer de Mama é para o início de 2014.

Poderão ser atendidas por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) mulheres de todo o estado de Goiás, com idade igual ou superior a 40 anos (e/ou com 35 anos ou mais, que apresentem alto risco para o câncer de mama), direcionadas pelos serviços municipais de saúde. O atendimento contará com toda a infraestrutura para oferecer um serviço completo, do atendimento ambulatorial em mastologia e procedimentos diagnósticos (como mamografia, ultrassonografia e outros), até as especialidades de oncologia e cirurgia plástica, passando por serviços de apoio como assistência social e psicologia, além de favorecer a formação, a capacitação e a pesquisa.

Parcerias anteriores

O Instituto Avon tem um histórico de parcerias com o Programa de Mastologia da UFG, que começou em 2005. A primeira iniciativa foi o apoio dado ao projeto De Peito Aberto, do Hospital das Clínicas, com um aporte de quase R$ 100 mil para investimento em capacitação e treinamento de agentes comunitário de saúde em relação ao câncer de mama. Dois anos depois, as duas instituições se uniram novamente para uma ação de detecção precoce, com a participação de agentes comunitários de saúde e revendedores Avon, na qual o Instituto Avon destinou cerca de R$ 160 mil para a compra de um aparelho de ultrassom e computadores. Por fim, em 2010, o Hospital das Clínicas recebeu um aporte do Instituto Avon no valor de R$ 14,5 mil para viabilizar as publicações da produção científica dos dados epidemiológicos do câncer de mama levantados em Goiânia e em todo o estado de Goiás.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Convênio