noticia8688.JPG

UFG forma primeira turma de Artes Visuais em EaD

Em 02/05/12 00:19.
Este é o primeiro grupo de estudantes na Universidade Federal de Goiás, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil, a se graduar num curso de licenciatura em Artes Visuais na Modalidade a Distância

Na segunda-feira, 30/4, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, será realizada a colação de grau de 225 estudantes da primeira turma de Artes Visuais, modalidade a distância, da UFG. Os cursos em EaD da universidade têm como foco a formação de professores para diferentes áreas do conhecimento. “No caso da licenciatura em Artes Visuais, a proposta do curso veio atender a uma demanda emergencial relacionada ao déficit de profissionais graduados na área, em especial em Goiás”, explica a professora Noeli Batista.

Ela ressalta ainda que, além da formação específica para a educação básica, o curso preocupa-se com a formação de profissionais aptos a atuar em instituições culturais como museus, galerias, casas de cultura, ONGs, e outras situações em que a arte tenha um papel sociopedagógico importante a ser explorado. “Para tanto, o curso prevê sólida formação nas teorias pedagógicas e enfatiza o conhecimento nas áreas específicas da arte e da cultura, história e estética da arte, ateliê de produção artística e de novas mídias, valorizando a formação no campo das visualidades, permitindo definir um perfil arte/educativo capacitado a atuar efetivamente nos contextos contemporâneas do ensino da arte”, destaca Noeli.

O curso de Artes Visuais é gratuito, assim como todos os cursos na modalidade a distância da Universidade Federal de Goiás. Tem duração de oito semestres e encontros presenciais. Para a professora Noeli, esse é um momento muito importante para o cenário educacional em Goiás, já que esses formandos passarão a atuar em diversos espaços de educação. “Nossa expectativa é de que estes estudantes, além de contribuírem para a qualidade do ensino em nosso estado, possam retornar à UFG, posteriormente, para continuar seus estudos, nos diferentes programas de pós-graduação da instituição”, conclui a professora.

Confira aqui o link para assistir a colação de grau de Artes Visuais via web transmitida pela Fundação RTVE.
Serviço:

Evento: Colação de Grau – Primeira turma de Artes Visuais/EaD
Data: 30 de abril de 2012 - segunda-feira
Horário: 20h
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal – Câmpus Samambaia – Goiânia (GO)

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Formatura