noticia7744.jpg

UFG recebe 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras

Em 20/07/11 07:25.
Evento discute multidisciplinaridades do ensino de Línguas e Literatura e tem participação de escritor gaúcho Fabrício Carpinejar hoje, 18, às 19h30, no Câmpus Samambaia

Começou neste domingo, 17, o 32º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL) que ocorre na Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o tema deste ano, Tradições e Rupturas: Contemporaneidade, Diversidade e Trabalho, o encontro pretende discutir as condições dos estudantes e trabalhadores em educação, considerando as transversalidades e as multidisciplinaridades do ensino de Línguas e Literatura.

Nesta segunda-feira, 18, às 19h30, o poeta gaúcho, Fabrício Carpinejar, fará uma conferência no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia com o tema “A literatura...”. O escritor é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e já recebeu vários prêmios nacionais por seu trabalho literário.

O ENEL também integra as produções científicas dos estudantes do curso de letras de todo o país da graduação à pós-graduação, além dos projetos de extensão. A novidade deste ano é que o encontro terá na sua programação o I Seminário Nacional de Libras (SNL), com o objetivo de integrar estudantes surdos e os profissionais da área para promover a interação social e o respeito as diferenças.

Na parte política do encontro serão discutidas questões do Plano Nacional de Educação (PNE), movimentos sociais, políticas de combate ao racismo e ao preconceito. Já no Cine-UFG, os participantes poderão discutir a adaptação de obras literárias para o cinema, como os livros Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago e Capitu, de Machado de Assis. O encontro vai até o dia 23 de julho e a programação geral pode ser conferida aqui.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Educação