Reino Unido
noticia7478.JPG

Campanha pelo uso racional de medicamentos na Faculdade de Farmácia

Criada em 12/05/11 01:14. Atualizada em 21/08/14 11:47.
Estudantes do curso estiveram em alguns terminais de ônibus da cidade distribuindo material explicativo

Illa Rachel

Fotos: Jaqueline Telis

No dia em que se comemora o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (05/04), a Faculdade de Farmácia da UFG criou uma proposta diferente para celebrar a data. Espalhados pelos terminais de ônibus  Cruzeiro, Praça da Bíblia e Padre Pelágio, estudantes do curso de Farmácia aferiram a pressão arterial de quem passava pelos terminais, realizaram exames de glicemia e distribuíram uma cartilha abordando a importância do uso correto dos medicamentos. Os estudantes também estavam cadastrando doadores de medula óssea, resultado de uma parceria com o Hemocentro.

A estudante do 5º período de Farmácia e coordenadora do evento, Juliana Magalhães, disse que o objetivo de uma campanha como essa é fornecer informações fundamentais acerca dos cuidados com a saúde aos usuários dos terminais: “Sabemos que muitas dessas pessoas ingerem diversos medicamentos, sem ter, às vezes, consciência da posologia, e até da possibilidade de ocorrer reações adversas no organismo. Por isso, é preciso alertar as pessoas para os perigos da automedicação”, explicou Juliana Magalhães.

A cartilha distribuída foi elaborada com base nas principais dúvidas da população acerca do assunto,  como a funcionalidade de medicamentos genéricos e similares. “Nós entregamos a cartilha e damos uma explicação breve do conteúdo; porém, as pessoas sempre demonstram alguma dúvida. Nós também recomendamos não mudar a medicação receitada pelo médico, ou mesmo a quantidade de remédios”, destacou Thaíssa Costa Cardoso, estudante do 5º período de Farmácia e participante da campanha no Terminal Cruzeiro.

Estudantes de Farmácia orientam a população sobre o uso racional de medicamentos no Terminal Cruzeiro

Os frequentadores do Terminal Cruzeiro aprovaram a iniciativa. A auxiliar de serviços gerais, Cristiane dos Santos, considera que as informações são muito importantes e deveriam ser amplamente divulgadas. “Vou ler a cartilha com atenção, afinal, com saúde não se brinca”. Passageiros, motoristas e funcionários da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) estiveram no estande montado no terminal para aferir a pressão e tirar dúvidas.

Funcionária da RMTC recebe atendimento em estande da Faculdade de Farmácia no Terminal Cruzeiro

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Cinco de maio é considerado o dia nacional de conscientização para o uso mais racional dos remédios. Lunara Teles Silva, estudante do 5º período de Farmácia,  adverte que medicamentos são substâncias que agem no organismo, não podendo ser usados indiscriminadamente. Casos de intoxicação são comuns, especialmente em crianças. Por isso, é aconselhável, de acordo com a equipe da Faculdade de Farmácia, armazenar medicamentos em local adequado, fora do alcance de crianças e animais, observar o prazo de validade, respeitar a indicação de médicos e a orientação de farmacêuticos.

Fonte: Ascom / UFG

Categorias: Projeto