Simpósio destinado a profissionais da saúde discute cuidados no tratamento e diagnóstico de pacientes

Em 14/04/11 23:31.
Evento realizado no teatro da Faculdade de Medicina segue até a manhã de sábado

Gilmara Roberto

Fotos: Carlos Siqueira

Na noite da última quinta-feira, 14 de abril, foi aberto o I Simpósio Multiprofissional em Segurança do Paciente no teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG. O evento busca proporcionar a discussão entre profissionais e estudantes da área da saúde acerca da importância de se garantir que os recursos humanos e tecnológicos envolvidos no diagnóstico e tratamento de doentes não ofereçam riscos ao paciente.

Segundo a integrante do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (Negisp) e membro da comissão organizadora do evento, Juliana Santana de Freitas, o tema do simpósio vem sendo uma prioridade para a Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002. “Este evento contempla estudantes e profissionais da saúde com o objetivo de discutir o tema e despertar o interesse por essa área de estudo entre os goianos”, informou Juliana Santana.

Evento tem mais de 320 profissionais e estudantes da área da saúde inscritos

Durante a cerimônia da abertura, a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Laval, destacou a importância dos profissionais da área da saúde chamarem para si a responsabilidade em promover mudanças positivas na qualidade da atenção ao paciente. “Não podemos acreditar que a responsabilidade de um tratamento eficiente seja das tecnologias usadas no tratamento de pacientes. Ações simples, como a lavagem das mãos e o acolhimento, são capazes de fazer grandes diferenças”, destacou a diretora.

A coordenadora do evento e vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Ana Elisa Bauer, mencionou que o evento, que ela trabalha para realizar desde 2002, é decorrente de uma necessidade de analisar os pontos críticos de risco a pacientes. Ela acredita que “se nós como profissionais da saúde tivermos o comprometimento com os objetivos específicos da nossa categoria, que é cuidar sem causar danos, conseguiremos poupar muitas vidas”.

Estiveram presentes ainda o pró-reitor de Administração e Finanaças da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, o diretor da Faculdade de Enfermagem, Marcelo Medeiros, representante da Secretaria Estadual de Saúde, a enfermeira Kênia Barbosa Rocha, representante dos conselhos Federal e Regional de Saúde, Marísia Alves da Silva, o secretário geral do Conselho Regional de Famácia, Renzo Freire de Almeida, e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Silvia Rosa de Roledo.

Destinado a profissionais da saúde discute cuidados no tratamento e diagnóstico de pacientes

Ana Elisa Bauer informou que um em cada daz pacientes sofre algum dano causado por erro de atendimento no mundo

Palestra - Após a abertura, a coordenadora do evento e vice-diretora da Faculdade de Enfermagem, Ana Elisa Bauer, proferiu a palestra “Segurança do paciente: um desafio mundial”. A professora lembrou que o primeiro passo para se poupar vidas e a saúde de pacientes é identificar as situações de riscos. “Posteriormente é preciso criar uma cultura de segurança para que seja difícil cometer um erro e fácil fazer a coisa certa”, destacou a professora. Ela considera ainda que é importante que todo o sistema da saúde seja responsável por garantir a segurança dos pacientes e não apenas os profissionais diretamente envolvidos em cada caso: “Ninguém sai de casa para errar. São os sistemas de trabalho defeituosos que geram incidentes de trabalho e não ações de indivíduos”.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Segurança