noticia6249.JPG

UFG recebe professores de Moçambique

Em 15/06/10 08:09.
A comitiva compõe grupo de trabalho para instalação do curso a distância em Ciências Biológicas

Por Kharen Stecca

A Universidade Federal de Goiás recebeu a visita de quatro professores da Universidade Pedagógica de Moçambique. A visita tem o objetivo de apresentar a universidade para os professores e a definição de questões relativas ao convênio que está sendo firmado entre Brasil e Moçambique para oferecimento de cursos de educação a distância naquele país.

Os professores Juvêncio Manuel Nota, André Machava Manhiça, Ana Uamir da Conceição e o diretor adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade Pedagógica de Moçambique, Lourenço Mavaieie, estiveram nesta sexta-feira, 11 de junho, com o reitor Edward Madureira e os pró-reitores da UFG para uma conversa sobre a parceria firmada.

A UFG, representada pelo professor Rafael Loyola do Instituto de Ciências Biológicas e com a participação da pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, como representante do Ministério da Educação, integrou há poucos dias a missão de cooperação técnica do Ministério da Educação (MEC) em Moçambique. O objetivo da viagem era iniciar a implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), projeto do MEC, no país africano. A UFG ministrará o curso de Ciências Biológicas naquele país.

Até o dia 18 de junho, os professores estarão no Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR) para conhecer o projeto pedagógico do curso, bem como as ferramentas de trabalho do CIAR, como a plataforma Moodle de acesso aos cursos de educação a distância. Eles falaram um pouco da realidade de Moçambique e explicaram que existem ainda dificuldades de acesso à Internet, por isso a educação a distância é feita essencialmente com material impresso.

Além de Ciências Biológicas, a UAB ministrará cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública (o único não relacionado com a formação de professores). Outras universidades participantes são a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Todas elas estão recebendo, desde ontem, 10 de junho, comissões de Moçambique.

Segundo o reitor Edward Madureira, o convênio inclui o intercâmbio de professores entre as instituições para implementação dos cursos. Os estudantes também terão dupla formação com diplomas reconhecidos pelas universidades brasileiras e moçambicanas. Os reitores de todas as universidades parceiras no Brasil devem ir até Moçambique, no segundo semestre, para a aula inaugural dos cursos oferecidos.

Categorias: Convênio