noticia5871.jpg

UFG na Bienal de Roma

Sur 13/01/10 08:34.
A professora Rosa Berardo terá obras do acervo fotográfico Xingu expostas na Itália

A Bienal de Arte Internacional de Roma terá participação goiana. Rosa Berardo, professora da Faculdade de Artes Visuais (FAV), foi selecionada para expor 10 obras. A abertura do evento será dia 16 de janeiro e, além da artista, fotografias de outros 11 brasileiros também serão expostas. De acordo com Rosa Berardo, o convite para a participação partiu dos curadores da Bienal de Roma e o acervo participante será o Xingu, que possui no total mais de 15 mil fotos, registradas entre os anos de 1985 e 1992.

Esse conjunto de obras registra a memória visual das tribos do Parque Nacional do Xingu. As fotos mostram, por exemplo, o dia-a-dia das comunidades, a interação com a natureza, a infância indígena e o impacto da entrada do elemento cultural ocidental. O acervo já viajou para países como Canadá, França, Portugal, Paraguai e França, onde foi exposto no Museu do Homem. Além disso, as fotografias foram publicadas por revistas de renome como a National Geographic, Geo, Photo & Camera, Fotografe Melhor, e Correio, da UNESCO.

A professora informou que o interesse na cultura indígena começou na graduação em Jornalismo na UFG. Durante um estágio, ela teve contato com obras do alemão GescoVon Putkamer, também focadas na cultura indígena.  “Esse acervo é relevante porque mostra a fotografia como arte e, principalmente, a representação das minorias culturais brasileiras.”, argumentou Rosa Berardo. Assim, Xingu não possui finalidade comercial, e sim, somente artística e antropológica.

Rosa Berardo também possui vários acervos internacionais de lugares como Índia, Tibet, Himalaia, Antártica, Peru, e nacionais como Floresta Amazônia e Santa Cruz de Goiás, onde registrou as cavalhadas locais. Ela também possui documentários na área de manifestação da cultura regional, gênero e raça. É professora do mestrado em Comunicação e da graduação em Cultura Visual e em Artes Visuais da UFG, professora convidada em universidades da França, Canadá e Marrocos, e presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan).

Source: Ascom/UFG

Catégories: Projeção