noticia5764.JPG

Congresso internacional de estudos canadenses tem início na UFG

En 27/11/09 02:06 .
Cerimônia de abertura destaca homenagens e apresentações de cultura popular

Na noite de terça (17), no Centro de Cultura e Eventos da UFG, ocorreu a cerimônia de abertura do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan) e o III Congresso Latino Americano de Estudos Canadenses. Até o dia 20 de novembro, mais de 400 inscritos de diversas áreas do conhecimento participarão de sessões de pôsteres, painéis, mesas-redondas, lançamentos de livros e atividades culturais, que colocarão em evidência o tema Diversidade e imaginário coletivo.

O evento é promovido a cada dois anos e é a primeira vez, em 17 anos, que uma instituição goiana sedia o congresso. Para a presidente da Abecan, professora da Faculdade de Artes Visuais (Fav) da UFG, Rosa Maria Berardo, “foi uma honra poder sediar este evento, por ser o Canadá um país que incentiva muito as pesquisas científicas. Há muitos benefícios para alunos e professores em termos de pesquisa, pois o governo canadense oferece bolsas para pesquisadores que queiram desenvolver estudos comparados”, declarou Rosa Berardo.

A UFG mantém atualmente convênios com três universidades canadenses (Université du Québec à Montréal, Saint Mary’s University, York University), além da parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Brasil (Bracerb). Este ano quatro alunos da UFG foram contemplados com bolsas do Programa de Líderes Emergentes da América (ELAP), oferecidas pelo governo canadense a alunos de destaque da América Latina.

Compareceram à abertura do evento o embaixador do Canadá, Paul Hunt, o secretário estadual de ciência e tecnologia do estado de Goiás, Joel Santana Braga Filho, representando o governador do estado, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a representante da  Associação Mexicana de Estudos Canadenses, Ana Luz Ruelas, e a presidente da Rede Latino Americana, Ofélia Beatriz.

Atividades Culturais

Na abertura do congresso apresentaram-se a Banda Pequi da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, sob a regência do maestro Jarbas Cavendsh, a Orquestra de Violeiros e a Folia de Reis de Palmeiras de Goiás. De acordo com a coordenação do evento, estão programadas atividades culturais abertas ao público em geral. Nos dias 18 e 19 estará em cartaz a Mostra de filmes canadenses e indígenas do Xingu, das 8:00 às 18:00 horas. Dia 18, às 18:30 h, a pianista Sandra Joy da University do Edmonton se apresentará no auditório da Emac.

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura, foram homenageadas as ex-presidentes da Abecam, Ana Rosa Neves, Ramos Zilá Bernd e Núbia Hanciau. Também foram entregues os prêmios de melhor monografia, melhor dissertação e melhor tese em estudos canadenses para Fabiana Figueiró Espineli, Rodrigo da Rosa Pereira e Ireni Correa dos Santos Barbosa de Paula, respectivamente, que ganharam, cada um, passagens de ida e volta para o Canadá.

Foi concedida durante a cerimônia a bolsa de estudos Jorge Vírchez para a estudante da Universidade Federal do Rio Grande, Marina Pereira Penteado.

Fuente: Ascom/UFG

Categorías: Abecan