noticia5073.JPG

Jornalistas e estudantes se unem pela obrigatoriedade do diploma

Em 03/04/09 01:59.
Movimento nacional defende a importância da formação em Jornalismo

Alinhados ao movimento que ocorreu em diversas cidades brasileiras, jornalistas, professores e estudantes de Goiás fizeram, na manhã desta terça-feira, uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça, no Setor Oeste, em Goiânia. O objetivo era sensibilizar a sociedade e o Poder Judiciário para a importância de exigir a formação completa do profissional jornalista.

O professor Edson Luiz Spenthof, da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb/UFG), acompanhou estudantes à manifestação e afirmou que existe um equívoco no argumento dos que defendem a não-obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Segundo ele, trata-se de uma confusão entre os conceitos de direito de expressão individual e exercício regular da profissão de jornalista. "O jornalista jamais opina nos textos que escreve, por dever ético e eficácia técnica. A função do jornalista não é opinar, mas informar. Portanto, a obrigatoriedade do diploma não afetará o direito de expressão dos cidadãos", analisou.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás, Luiz Antonio Spada, disse que a manifestação tem o poder de sensibilizar a sociedade para o equívoco que ocorre em torno da questão do diploma para jornalistas. "Precisamos dar o recado para o Supremo Tribunal Federal. Quem ganha com o diploma não é só o jornalista, mas toda a sociedade", declarou.

A jornalista Maria José Braga destacou que 74,3% dos entrevistados em pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, em setembro do ano passado, são favoráveis à exigência do diploma. Para ela, quem está contrário a isso são os donos das empresas de comunicação. A coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Goiás, professora Eliani Covem, afirmou que a luta pelo diploma é justa e que todos os profissionais e estudantes da área devem estar engajados na campanha.

Vívian Cândida Maia, estudante do 7° período de Jornalismo na UFG, acredita que a formação do jornalista é importante do mesmo modo que para outros profissionais. "Assim como advogados, médicos ou engenheiros precisam ter uma preparação, os jornalistas precisam conhecer as habilidades necessárias para exercer a profissão, além de ter contato com o campo teórico e a discussão técnica em torno da atividade", afirmou.

Amanhã, 1° de abril, o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, deve julgar o pedido do fim da exigência da formação superior em Jornalismo como condição para exercer a profissão de jornalista. De acordo com o professor Edson Spenthof, a direção da Facomb/UFG disponibilizou um ônibus para que os estudantes da instituição possam ir à capital federal participar de nova manifestação em favor ao diploma. O ônibus sai às oito horas da manhã, da Praça Cívica, e deve retornar a Goiânia no final do dia. Os estudantes que participarem da manifestação não receberão falta.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Campanha