noticia4636.JPG

UFG recebe visita do ministro Carlos Minc

Em 29/09/08 00:34.
Ministério do Meio Ambiente, UFG, Ibama e organizações não-governamentais serão parceiros em projeto de preservação do cerrado

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve na UFG nesta quinta-feira para a solenidade de assinatura de um Protocolo de Intenções entre a UFG, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Ibama, e as organizações não governamentais Conservação Internacional (CI) e The Natury Conservancy Brasil (TNC Brasil). O documento estabelece o prazo de 90 dias para que seja firmado entre os participantes um Acordo de Cooperação Técnica para o monitoramento sistemático do Cerrado brasileiro. No evento, além da assinatura do protocolo, foram apresentados dados sobre desmatamento do Cerrado obtidos pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG (LAPIG/UFG) e lançados o novo portal do Lapig e o livro A encruzilhada socioambiental – biodiversidade, economia e sustentabilidade no Cerrado, organizado pelo coordenador do Lapig, professor Laerte Guimarães Ferreira.

 

A abertura da solenidade foi feita pelo professor Laerte, que apresentou dados obtidos pelo Lapig no período de 2003 a 2007, por meio do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamentos (SIAD). De acordo com o professor, “o SIAD detecta e compara automaticamente desmatamentos no Cerrado a partir da análise de imagens obtidas pelo sensor MODIS, que está a bordo do satélite Terra, principal satélite da Nasa para observação terrestre”. O acordo de cooperação técnica que será estabelecido por meio do protocolo firmado hoje visa garantir a continuidade e o aprimoramento do SIAD. “Com o monitoramento sistemático, e com base no padrão apresentado pelos alertas de desmatamento nos últimos quatro anos, pesquisadores e governo podem projetar tendências de desmatamentos futuros, e assim elaborar estratégias de conservação adequadas e preventivas à realidade do bioma”, diz o professor Laerte.

 

Segundo o ministro Carlos Minc, em sua fala durante o evento, esse é o objetivo do acordo. “O monitoramento deve servir para serem tomadas medidas preventivas. Não adianta somente gerarmos os dados anualmente e lamentarmos porque perdemos tantos campos de futebol em área desmatada nos últimos meses. Esse programa permite que sejam gerados dados mês a mês, o que dá agilidade e permite que você reverta a agressão que está sendo feita”, disse o ministro.

 

Após a assinatura do Protocolo de Intenções, Minc garantiu que essa gestão do Ministério do Meio Ambiente não se preocupará apenas com a Amazônia. “O MMA tem planos para o Cerrado. Estamos estudando a criação de 19 novas unidades de conservação para o bioma, e também a inclusão de produtos provenientes do extrativismo na lista dos que contam com subsídio do governo, entre eles vários do    Cerrado, como o buriti. Incentivar os parques nacionais, através do ecoturismo, também é outra forma de criar empregos sustentáveis que estamos implantando”, declarou. “O próximo passo é a criação do Fundo do Cerrado, para garantir atividades sustentáveis para as pessoas viverem com dignidade sem destruírem as matas nativas”, finalizou o ministro.


O professor Laerte Guimarães Ferreira apresentou os dados obtidos pelo Lapig no período 2003-2007

 

O vice-reitor da UFG Benedito Ferreira Marques e o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc assinam o Protocolo de Intenções

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Cooperação