Lan_amento de livros

Em 10/01/05 09:48.
Editora da UFG lan_a duas obras de Bariani Ortencio: A Cartilha do Folclore Brasileiro e Fic__o Curta

Boa parte dos alicerces mais s_lidos da literatura feita em Goi_s foi constru_da com a argamassa dos enredos denominados de regionalistas. Nessa seara, a produ__o goiana conta com nomes como Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo _lis e Carmo Bernardes. Alguns desses autores foram editados pela Editora da UFG dentro da cole__o Belamor, um projeto que visa recuperar obras essenciais para entender o desenvolvimento de nossa literatura.

O mais recente volume dessa proposta editorial acaba de ser lan_ado. Fic__o Curta de Bariani Ortencio, organizado pela professora Vera Tietzmann e cuja capa estampa uma pintura de Ant_nio Poteiro, re_ne 20 contos retirados de oito livros do escritor. Este _ o sexto t_tulo da cole__o, que j_ editou Jurubatuba e A Ressurrei__o de um Ca_ador de Gatos, de Carmo Bernardes; Tropas e Boiadas, de Hugo de Carvalho Ramos; Via Viagem: Caderno de Ant_nio, de Carlos Fernando Filgueiras de Magalh_es, e Sert_o sem Fim: Contos, tamb_m de Bariani Ortencio.

Em Fic__o Curta, h_ contos das obras O Que Foi Pelo Sert_o, Sert_o _ O Rio e A Terra, Sert_o Sem Fim, V_o dos Angicos, For_a da Terra, Est_rias de Crimes e do Detetive Waldir Lopes, Meu Tio Av_ e O Diabo e Est_rias de Muitas Est_rias. "Nem todos s_o contos regionais", assinala Bariani. "H_ tamb_m narrativas policiais e orientais." Ele diz que n_o se envolveu na escolha dos contos que seriam inclu_dos no livro para que o trabalho n_o fosse parcial.

"Toda essa parte foi feita pela professora Vera Tietzmann, que _ uma das maiores cr_ticas liter_rias do Estado. Eu n_o teria como escolher entre os meus filhos", justifica. A obra, que conta com uma gravura em bico de pena da desenhista J_lia Franco, revela uma rela__o de amizade entre o autor e o artista pl_stico que assina a capa da edi__o. "O Ant_nio Poteiro cedeu sua pintura para o projeto. Eu o conhe_o h_ muito tempo e fui eu quem o trouxe para Goi_s", relembra o escritor. Esse contato ocorreu porque Bariani precisava de um pintor para trabalhar em uma empresa que ele tinha em Goi_s, chamada Cer_mica Serrinha.

Folclore

A Editora da UFG tamb_m est_ relan_ando uma obra premiada de Bariani Ortencio. A Cartilha do Folclore Brasileiro, trabalho que arrebatou o Pr_mio Jo_o Ribeiro da Academia Brasileira de Letras em 1986, quando o j_ri foi composto por nomes como Ant_nio Houaiss e Arnaldo Niskier, acaba de ser reeditada em uma vers_o revista e com acr_scimo de informa__es. Nessa cartilha, Bariani enumera muitas das mais importantes manifesta__es da nossa cultura popular.

Entre os aspectos abordados e estudados no volume est_o a medicina popular, a literatura de cordel, as f_bulas e lendas, as brincadeiras de crian_a, as cantigas de roda, as dan_as t_picas, as festas e cultos religiosos, o artesanato, as simpatias, os segredos que cercam ritos considerados pag_os e relatos de assombra__es. "O folclore _ uma mat_ria muito rica que deveria constar no curr_culo escolar, como o portugu_s e a matem_tica", defende o autor. "As crian_as t_m o direito de conhecer suas verdadeiras ra_zes."

Foi justamente pensando no p_blico escolar que Bariani aceitou publicar uma segunda edi__o de sua Cartilha, esgotada h_ algum tempo. Premiada pela ABL em 1986, a primeira publica__o da obra s_ ocorreu em 1997. "N_o _ f_cil levar adiante esse tipo de trabalho", salienta o escritor. "Esse _ um material que precisa ser cercado de cuidados. Al_m disso, eu n_o daria a obra para uma editora publicar sem que houvesse a garantia do pagamento de direitos autorais, da divulga__o e da distribui__o do livro", explica. Seu maior objetivo _ atingir um grande n_mero de professores. "Eles t_m dificuldade em encontrar obras sobre folclore e cultura popular que sejam mais did_ticas. Foi tamb_m para isso que escrevi esse livro." Bariani conta que o volume foi composto com base numa sele__o de textos a respeito do tema que ele escreveu a pedido de amigos. "Hoje _ um livro consultado no Brasil inteiro", orgulha-se.

Fonte: Editora da UFG