Pr_mio Liter_rio - FNLIJ

Em 21/12/04 12:21.
Inscri__es abertas at_ o dia 31 de dezembro para a 31_ edi__o dos pr_mios da Funda__o Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Est_o abertas as inscri__es para os autores e editoras que queiram concorrer _ 31_ edi__o dos pr_mios da Funda__o Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). O Pr_mio FNLIJ consiste na sele__o de obras que se destacam pela qualidade do texto, ilustra__o e projeto editorial. As inscri__es se encerram em 31 de dezembro e contemplar_o 16 categorias. A FNLIJ foi criada em 1968 com o objetivo de promover a leitura e a divulga__o de livros para crian_as e jovens. _ a se__o brasileira do International Board Books for Young People (IBBY), associa__o internacional de literatura infantil e juvenil, existente em 64 pa_ses.

O pr_mio j_ recebeu 900 inscri__es para sua edi__o 2005. S_o obras de fic__o, informativas e te_ricas. Depois dos livros did_ticos, os livros infantis e juvenis representam a maior produ__o liter_ria no pa_s e as escolas s_o as grandes compradoras de um mercado nacional crescente. Desde 1976, uma comiss_o julgadora, com especialistas em literatura infantil e juvenil de diversos estados, realiza a sele__o anual dos t_tulos publicados no per_odo de um ano, enviados pelas editoras. Escritores, ilustradores, tradutores e editores das obras recebem um diploma oferecido pela FNLIJ.

O pr_mio pode ser considerado um dos respons_veis pela visibilidade e prest_gio que a literatura brasileira para crian_as e jovens alcan_ou. Tem tamb_m contribu_do para promover a melhoria da qualidade da literatura infantil e juvenil produzida no pa_s.

Exemplares – Para participar, os autores e as editoras devem enviar cinco exemplares de cada t_tulo para a sede da entidade, no Rio de Janeiro. O Pr_mio FNLIJ _ concedido em 16 categorias e podem ser inscritos t_tulos de autores nacionais e tradu__es de obras internacionais, publicados em primeira edi__o neste ano de 2004.

Para Elisabete Serra, secret_ria-geral da FNLIJ, “_ importante que autores independentes e editoras de pequeno porte tamb_m participem. Os livros infantis e juvenis possuem o importante papel de forma__o de leitores, pois _ na inf_ncia e na adolesc_ncia que se formam os futuros leitores adultos”.

Mais informa__es podem ser obtidas no endere_o do pr_mio na internet - www.fnlij.org.br u pelo telefone (21) 2262-9130 ou pelo e-mail cedop@alternex.com.br

Fonte: MEC