noticia1292.jpg

Programa Petrobras Cultural - 2004/2005

Em 17/12/04 14:53.
Est_o abertas as inscri__es para a sele__o at_ o dia 14 de janeiro

O programa baseia em dois eixos: Preserva__o e Mem_ria e Produ__o, Difus_o e Reflex_o.

Preserva__o e Mem_ria:

• Mem_ria das Artes
  • Patrim_nio Imaterial
  • Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas

Produ__o e Difus_o - Cinema:

• Produ__o de filmes de longa-metragem
  • Produ__o de filmes de curta-metragem para salas de cinema
  • Produ__o de filmes de curta-metragem para novas m_dias digitais

M_sica:

• Registro e difus_o da produ__o musical contempor_nea
  • Apoio a Grupos Musicais: bandas, corais, orquestras jovens

O programa contar_ com uma verba total de R$ 61 milh_es (superior _ de 2003, que foi de R$ 60 milh_es), dos quais R$ 45,5 milh_es ser_o destinados _ sele__o p_blica de projetos e R$ 15,5 milh_es a iniciativas culturais de escolha direta pela Petrobras. A sele__o 2004/2005 nortear_ a contrata__o de projetos em 2005, que poder_o ser executados at_ dezembro de 2006.

A edi__o 2004/2005 do Petrobras Cultural traz novidades importantes como o patroc_nio ao registro e difus_o de m_sica (grava__o de CDs) e o apoio a preserva__o e difus_o de acervos de museus, arquivos e bibliotecas. Al_m disso, em parceria com a Funarte, haver_ um edital conjunto, a ser lan_ado em janeiro, para a produ__o de artes c_nicas. Para completar, o programa ter_, a partir do pr_ximo ano, um canal pr_prio de difus_o, uma revista eletr_nica concebida para refletir as in_meras e diversificadas manifesta__es culturais que t_m pouca cobertura pela m_dia e um projeto do antrop_logo Hermano Vianna, consultor convidado pelo programa para a concep__o e implanta__o dessa iniciativa.

A sele__o p_blica dos projetos lan_ados a cada edi__o do programa s_o organizados em conjunto com o Minist_rio da Cultura (MinC) e com a Secretaria de Comunica__o de Governo e Gest_o Estrat_gica (Secom) da Presid_ncia da Rep_blica, que, juntamente com os tr_s consultores do programa, Jurema Machado (Patrim_nio), Jos_ Miguel Wisnik (M_sica) e Jos_ Carlos Avellar (Cinema) e com os representantes da Petrobras holding e da Petrobras Distribuidora, constituem o Conselho Petrobras Cultural, respons_vel tamb_m pela escolha final dos projetos selecionados.

Ao contr_rio da primeira edi__o, dessa vez o Programa Petrobras Cultural buscou a descentraliza__o dos investimentos, normalmente concentrados no eixo Rio–S_o Paulo e de outras grandes capitais do Pa_s. Essa descentraliza__o, se reflete na caravana de divulga__o do programa, iniciada no dia 5 de novembro e que se encerrou ontem em Goi_nia. “No ano passado apresentamos o programa para jornalistas de todo o Brasil, no Rio. Este ano optamos por uma caravana de divulga__o que percorreu 16 cidades e se encerra em Goi_nia. Em todas as cidades, mostramos aos produtores culturais que o programa est_ aberto a todo o Pa_s e que objetiva justamente mostrar as diversidades culturais do Brasil. _ preciso que todos conhe_am manifesta__es do interior do Pa_s, principalmente no que se refere ao patrim_nio imaterial”.

Informa__es e inscri__es:

www2.petrobras.com.br/portugues/index.asp#