noticia1277.jpg

Pesquisa sobre a Conserva da Guariroba

Em 14/12/04 13:36.
Mestrando do Setor de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos desenvolve pesquisa in_dita sobre Guariroba

O Engenheiro Agr_nomo Nilson Gomes Jaime, Mestrando do Programa de P_s gradua__o em Agronomia da UFG, vem desenvolvendo no Setor de Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, pesquisa in_dita sobre guariroba. Orientado pelo Professor Doutor Celso Jos_ de Moura e pela Professora Henriqueta Mer_on Vieira Rolim, o mestrando vem pesquisando o uso de diferentes _cidos org_nicos na acidifica__o de conservas de guariroba.

A pesquisa, sob o t_tulo "Efeitos de diferentes acidulantes nas caracter_sticas f_sico-qu_micas e organol_pticas da guariroba (Syagrus oleracea Becc.) em conserva", busca estabelecer par_metros para a conserva desta palmeira, t_pica do cerrado brasileiro. De acordo com o pesquisador, " a acidifica__o tem o objetivo de prevenir a ocorr_ncia da bact_ria Clostridium botulinum, cusadora do botulismo, que pode ocorrer em conservas vegetais, como a guariroba.". "Este estudo objetiva avaliar quais desses _ cidos, permitidos pelo Codex Alimentarius da FAO propicia um produto com melhor aceita__o pelo consumidor", finaliza.

Fonte: Escola de Agronomia