Anivers_rio do Lemat -UFG

Em 10/12/04 15:41.
O Laborat_rio de Educa__o Matem_tica da Universidade Federal de Goi_s comemora 10 anos de exist_ncia

O Lemat convida a todos a participarem da comemora__o dos 10 anos de exist_ncia do laborat_rio que muito tem contribu_do para a forma__o dos professores de matem_tica do estado de Goi_s.

Data: 15/12/2004

Hor_rio: 16:00h

Local: Anfiteatro do IME - Campus II da UFG


LEMAT - Hist_rico

Esse texto, escrito em comemora__o aos 10 anos do LEMAT, tem por finalidade apresentar uma vis_o geral do que tem sido o Laborat_rio de Educa__o Matem_tica, do Instituto de Matem_tica da Universidade Federal de Goi_s, no per_odo de 1994 a 2004.

A escolha do nome

A raz_o do t_tulo Laborat_rio de Educa__o Matem_tica _ devido ao fato dele parecer ser mais apropriado, pois, se consultarmos o dicion_rio, veremos que a palavra laborat_rio significa: _lugar onde se fazem estudos experimentais de qualquer ramo da ci_ncia_(BUARQUE, Aur_lio. Novo dicion_rio Aur_lio. 4_ed. Rio de Janeiro: nova Fronteira,s/d). O que d_ nome ao laborat_rio _ a ci_ncia, objeto de estudos e experi_ncias, que desenvolve o seu campo de trabalho, assim temos laborat_rios de F_sica, de Qu_mica, de An_lises Cl_nicas, etc.. Como no nosso caso a ci_ncia que estamos estudando _ a Educa__o Matem_tica, o nosso laborat_rio tem por objetivo principal o desenvolvimento de estudos experimentais no campo do ensino e da aprendizagem da matem_tica, bem como uma preocupa__o com a socializa__o do conhecimento produzido.

Mas por que educa__o e n_o ensino da matem_tica? A escolha recaiu na palavra educa__o, porque esta palavra _ mais abrangente do que ensino, uma vez que ela, al_m de se referir ao ensino, refere-se _ aprendizagem, _ did_tica, _ experimenta__o e _ socializa__o do conhecimento.

Mas por que Educa__o Matem_tica e n_o apenas Matem_tica? Isto porque o objetivo deste laborat_rio n_o _ o de desenvolver experi_ncias matem_ticas propriamente ditas, mesmo porque a matem_tica n_o _ uma ci_ncia experimental. Diante do exposto, parece ter ficado claro que a designa__o mais apropriada para o nosso laborat_rio _ de Laborat_rio de Educa__o da Matem_tica. Nele vamos desenvolver estudos, experi_ncias, pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de matem_tica, sobre metodologias de ensino da matem_tica e socializar o conhecimento desta _rea. _ a este laborat_rio que vamos nos referir neste texto.

O laborat_rio

O Laborat_rio, a nosso ver, _ o locus para que o futuro professor vivencie situa__es de pesquisa pedag_gica, vivencie situa__es de reflex_o colaborativa, pois ser_ atrav_s desta viv_ncia que ele poder_ incorporar a critica, a reflex_o e a investiga__o ao seu fazer.

Neste laborat_rio vamos estudar, investigar e pesquisar novas formas de se ensinar matem_tica e de se aprender matem_tica. Portanto, vamos desenvolver experi_ncias de ensino de matem_tica, propor inova__es metodol_gicas e experiment_-las; experimentar novas formas de trabalhar cooperativamente, desenvolver materiais instrucionais tais como atividades de ensino e materiais l_dicos (jogos, quebra-cabe_as); proceder a estudos explorat_rios tais como uso de v_deos, softwares educacionais de matem_tica e m_quinas de calcular, diferentes formas de utilizar os materiais instrucionais j_ consagrados, tais como _baco, N_meros Dourados, N_meros Coloridos, Tangran, Balan_a e muitos outros, al_m de outros estudos e pesquisas relativas _ forma__o do professor de matem_tica.

Nossa preocupa__o _ com o conhecimento te_rico, fortemente imbricado _ a__o que permita aos futuros professores desenvolver habilidades de ensino para ensinar com habilidades de pesquisa, de modo a terem consci_ncia de que o seu fazer contribui para a manuten__o ou para a transforma__o dos arranjos institucionais da escolariza__o e das atitudes sociais, econ_micas e pol_ticas. Enfim, a pesquisa encoraja os futuros professores a problematizarem _o que __ para refletirem sobre _o que deveria ser_ (Kincheloe, 1997,200-201).

S_ questionando, sondando, refletindo _ que o professor poder_ perceber que n_o existem regras para a produ__o do saber, assim estar_o livres para ousar, para criar, experimentar, pesquisar, buscar novos caminhos, novas pr_ticas, novas aventuras (Varizo, 1997).

Para isto, o laborat_rio deve ter um acervo documental, um acervo de materiais did_ticos manuse_veis e l_dicos, uma videoteca, computadores nos quais os licenciandos poder_o pesquisar na Internet e que permita um e-learning, softwares de educa__o matem_tica; um local para trabalho em grupo; uma oficina que ofere_a condi__es para a confec__o de materiais instrucionais, isto _, tenha instrumentos e materiais apropriados para desenvolver estudos e experi_ncias. Em todas estas situa__es, deve oferecer espa_o para trabalhar cooperativamente e, claro, espa_o para reuni_es de estudo.

N_o temos d_vida de que o LEMAT tem exercido um papel importante no desenvolvimento da Educa__o Matem_tica em Goi_nia e porque n_o dizer no Estado de Goi_s, tanto junto ao ensino b_sico quanto junto ao ensino superior, pois, ao longo desses dez anos, temos atendido a um n_mero significativo de professores do ensino b_sico e a professores e IES do Estado de Goi_s, do Tocantins e at_ mesmo do DF, seja na orienta__o de montagem de Laborat_rios de Educa__o Matem_tica e organiza__o de eventos de Educa__o Matem_tica como na troca de experi_ncias com rela__o ao ensino das disciplinas de Did_tica e Pr_tica de Ensino de Matem_tica e Est_gio Supervisionado dos cursos de Licenciatura em Matem_tica.

Assim, a nosso ver, o Laborat_rio de Educa__o Matem_tica do IME deve se tornar t_o familiar _ comunidade de profissionais da educa__o matem_tica, que eles se sintam _ vontade para busc_-lo e desenvolver trabalhos independentes, para desenvolverem pesquisas did_tico-pedag_gicas e criarem e recriarem sua pr_pria pr_tica de ensino da matem_tica.

Estamos convictos de que todas as a__es como os projetos desenvolvidos pelo LEMAT / IME se constituem, tamb_m, numa forma do professor do curso de Licenciatura em Matem_tica do IME tomar conhecimento das quest_es e dificuldades que os professores do ensino b_sico encontram no seu dia-a-dia. Certamente que o contato com a realidade da escola do ensino b_sico oferecer_ elementos ao professor do IME para aperfei_oar sua atua__o docente na forma__o de professores de Matem_tica.

N_o temos a menor d_vida de que as possibilidades do Laborat_rio n_o se esgotam nas a__es aqui apresentadas. Por outro lado, estamos convictos de que a modifica__o da pr_tica de ensino da matem_tica na sala de aula n_o ir_ superar todas as dificuldades de aprendizagem da matem_tica. Existem outros aspectos de ordem pedag_gica e aspectos de ordem social, educacional, que a determinam e s_o por elas determinadas. Entretanto, a__es no _mbito pedag_gico, se n_o geram transforma__es no todo, geram um movimento em dire__o a transforma__es.

Fonte: IME - UFG