Esta__o de Tratamento de Esgoto - ETE

Em 14/06/04 14:49.
No _ltimo dia 04 de junho, foi inaugurada a Esta__o de Tratamento de Esgoto Samambaia, no Campus II da Universidade Federal de Goi_s. A ETE Samambaia foi constru_da pela Saneago e recursos do Estado
No _ltimo dia 04 de junho foi inaugurada a Esta__o de Tratamento de Esgoto Samambaia, no Campus II da Universidade Federal de Goi_s.

A ETE Samambaia foi constru_da pela Saneago com recursos do Estado de Goi_s, e custou aos cofres p_blicos cerca de R$ 864.040,95. A esta__o _ a quinta a entrar em opera__o em Goi_nia. Sua vaz_o de tratamento _ de 12 litros por segundo, ir_ atender todo o Campus II da UFG.

A esta__o possui um canal de chegada do esgoto, gradeamento, medidor de vaz_o, uma lagoa facultativa ( 110m x 54m), uma lagoa de matura__o (180 m x 54m), urbaniza__o e emiss_rio final de 203,50 metros de extens_o. o interceptor da ETE Samambaia _ feito com tubos de PVC de 200 e 250 milimetros, num total de 877,40 metros.

As outras quatro esta__es de tratamento de esgoto que operam na capital s_o: a ETE Dr. H_lio Seixo de Brito (respons_vel pelo tratamento de 70% do esgoto coletado em Goi_nia), a ETE Aruan_, a ETE Parque Ateneu e a ETE Cruzeiro do Sul.

Estiveram presentes na solenidade de inaugura__o o Governador Marconi Perillo, a Reitora da UFG, Prof._ Dr._ Milca Severino Pereira, o presidente da Saneago Geraldo Felix Sousa, v_rios pr_-reitores e diretores de unidades acad_micas. O evento mereceu ampla cobertura na imprensa goiana.

A Prof._ Milca , ressaltou a import_ncia da constru__o da ETE Samambaia, para a UFG e tamb_m para a sociedade goianiense em geral. Segundo ela, a Universidade estava vivendo uma contradi__o muito grande, pois, _ formadora de opini_o, ensinava em seus cursos de gradua__o, p_s-gradua__o, que n_o se deve poluir, o que fazer para n_o poluir o ambiente e jogava o seu esgoto diretamente no rio Meia Ponte, fato lament_vel , que n_o p_de ser evitado, antes, por falta de recursos financeiros.

Muitos outros dirigentes j_ tinham tentado, sem sucesso, junto _ Uni_o a obten__o de verbas para a constru__o de uma rede que tratasse o esgoto da UFG, parte dele res_duos qu_micos dos laborat_rios. Anteriormente a UFG j_ havia sido autuada por poluir o meio ambiente, aparecendo na lista dos maiores poluidores do rio Meia Ponte. Agora, a situa__o muda pois a UFG vai poder tratar o seu esgoto. Outra boa not_cia _ que, com a constru__o da ETE, os alunos de Engenharia Civil e de outros cursos, inclusive de p_s-gradua__o, poder_o utiliz_-la como laborat_rio para estudar assuntos relacionados _s quest_es ambientais.

(Rafaella Tad_o _ Texto e foto - Ascom UFG)

Fonte: Ascom UFG