noticia554.jpg

Nova Versão do Portal UFG

Em 19/05/04 08:04.
Nova Vers_o do Portal da UFG traz novidades e Informa__o em tempo real. Esta _ a principal proposta do meio que interliga na__es de todo o mundo: a Internet. As atualiza__es s_o din_micas.
 Com o intuito de, mais uma vez, estar à frente de seu tempo, o Portal da Universidade Federal de Goiás mudou: e mudou para melhor. Os avanços de nossa Instituição e a urgência em maximizar a eficiência do fluxo de informações foram, indiscutivelmente, alguns dos motivos que impulsionaram essa iniciativa.

Informação em tempo real. Esta é a principal proposta do meio que interliga nações de todo o mundo: a Internet. O estar conectado à rede não se resume, simplesmente, à busca pela informação, mas pelo que há de mais recente no assunto. Aquilo que acaba de acontecer. O novo portal da UFG é assim, atualizado em tempo real e cheio de conteúdo específico para cada área do conhecimento e a todo momento.

Ao entrar no endereço www.ufg.br, o internauta pode visualizar os principais acontecimentos, as novidades e a grade curricular do seu curso e, também, consultar: as resoluções dos conselhos da UFG de 1965 a 2004, o catálogo da Editora , a lista de telefones das Unidades Acadêmicas e Órgãos, o andamento de processos, os projetos de extensão em desenvolvimento e a localização de servidores (lotação, categoria, etc.).

Também é possível entrar em contato com setores responsáveis por determinado assunto, visitar galerias de fotos ou indicar um texto via e-mail.

O canal de ensino a distância, a UFG Virtual, disponibiliza ao aluno a comodidade e praticidade de realizar cursos de extensão On line.

O que mudou

O Portal funciona como um elo entre a comunidade acadêmica e os acontecimentos locais,  nacionais e internacionais de relevância didática e social, por meio da divulgação de congressos, seminários e encontros científicos das mais diversas naturezas.
O novo Portal gera as notícias e eventos dinamicamente, a partir de um banco de dados próprio. Para o usuário, isso significa maior facilidade para obter as informações de seu interesse.

De modo geral, a reformulação do Portal enfatiza o conteúdo disponibilizado; para tanto, levou-se em consideração que a maior parte dos acessos inclui a Comunidade Universitária , interessada em uma navegação eficiente e _descomplicada_, visando a obtenção dos dados da forma mais rápida possível. A revisão do conteúdo também foi feita como forma de manter as informações devidamente atualizadas.

Outra inovação foi a construção de uma interface mais _amigável_ para o usuário. Links de busca mais visíveis esperam garantir a facilidade de encontrar o que se procura. Encontrou uma notícia que pode ser do interesse de um conhecido? É só clicar em Envie para um amigo.

Além disso, o usuário contará com uma interatividade muito maior com os órgãos administrativos da Universidade e com a equipe responsável pelo Portal, graças a um _Fale Conosco_ mais organizado e direcionado para as dúvidas dos internautas.

Acreditamos que um Portal comunitário deve ser feito e aprovado pela própria comunidade; assim, possibilitamos ao usuário corrigir notícias e informações, contribuindo para a confiabilidade e veracidade do conteúdo disponibilizado. Pensando no dever social da Universidade, criamos o link Consultas Públicas, contendo informações sobre as Resoluções dos Conselhos e telefones das Unidades Acadêmicas e Órgãos UFG.

Nossa Meta

Trabalhamos com dedicação e afinco para que o Portal seja uma ferramenta útil e facilitadora no dia-a-dia da Comunidade Universitária. Esperamos que essas e outras mudanças programadas sejam aprovadas por todos, e adiantamos que estamos abertos a sugestões, visando a correção de quaisquer problemas que possam ocorrer. O novo Portal aguarda sua contribuição!

Fonte: UFGNet