62_Anos_Homenagem_Pioneiros (5) - Edward_Madureira

‘Reduzir assimetrias no financiamento à pesquisa é missão’, diz Edward

Em 25/04/23 11:41.

Ex-reitor da UFG por 3 mandatos foi convidado para cargo de assessor da presidência da Finep

Texto: Versanna Carvalho

O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor da Escola de Agronomia (EA), Edward Madureira Brasil, vai ocupar o cargo de assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Edward conta que definiu qual vai ser a sua missão na estatal: contribuir para a redução das assimetrias existentes no Brasil.
“Essas assimetrias se materializam em diferentes formas, inclusive no financiamento da pesquisa que é atribuição da Finep. A gente vê que nos editais há um desequilíbrio muito grande e desproporcional à relevância e importância das diferentes regiões”, afirma.

Uma das primeiras ações nesse sentido “é trabalhar para a construção de editais nos quais as instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possam ser reconhecidas e ter financiamentos condizentes com a sua capacidade de produção científica, produção tecnológica e de inovação”.

O convite para o novo cargo foi feito pelo próprio presidente da Finep, Celso Pansera, há quase dois meses. Depois da nomeação formal de Pansera na presidência no final de março, o convite a Edward foi oficializado. “Ele pediu que eu fizesse um trabalho junto às universidades”. O ex-reitor explica que já havia trabalhado com Celso Pancera anteriormente. “Ele foi ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação no final do governo Dilma, quando eu trabalhava como secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI)”.

O novo assessor da presidência da Finep avalia como vai ser a experiência. “Para mim pessoalmente é um desafio enorme. É uma tarefa nova mas que me é muito prazerosa, pois me sinto muito à vontade para construir pontes, fazer integração e de aproximar instituições, entidades, pessoas em prol do desenvolvimento do País”.

O convite para o docente também é visto como um reconhecimento aquilo que a UFG faz e tem feito nos últimos anos. “Ao crescimento que a Universidade tem em relação ao seu papel na ciência brasileira, na produção de conhecimento, na tecnologia e inovação”, ressalta.

Trabalham na assessoria da presidência outras quatro pessoas que, segundo Edward, ajudam a delinear as políticas da Finep. Duas delas são o ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (2016-2019 e 2019-2022) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich, e o ex-presidente da Finep, ex-secretário-executivo do MCTI e professor da UFRJ, Wanderley de Souza.

FNDCT

A Finep administra o Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico Tecnológico (FNDCT) e financia atividades de infraestrutura de pesquisa nas universidades e também projetos na área de tecnologia e de inovação. Na condição de assessor da presidência, Edward fará a interlocução entre a Finep e as universidades federais, institutos federais, universidades estaduais e também com setor das universidades que não são públicas, mas que desenvolvem pesquisas.

Além da experiência como reitor da UFG durante três mandatos (2006-2010, 2010-2014 e 2018-2021), conta a favor de Edward Madureira, os dois mandatos como presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em dois mandatos não consecutivos em 2010 e 2020.

“O trabalho vai ser ser feito predominantemente em Brasília, já que a Andifes, o Conif [Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica] e a própria Abruem [Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais] estão em Brasílias. A perspectiva é de que eu faça a articulação também com o governo federal”, observa. Há também a possibilidade de circular periodicamente pelo País para articular ações com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Para as reuniões de planejamento com a diretoria da Finep, o assessor deverá ir até a sede da estatal, no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Reitoria Orgulho de ser UFG