Solenidade de abertura do Projeto Rondon 2023_foto ESD

Integrantes do Projeto Rondon participam de solenidade em Brasília

On 01/23/23 14:13 .

Encontro reúne rondonistas de diferentes IES e marca início oficial da atividade em 2023

 

Texto: Amanda Dutra, Ana Luíza Peixoto, Isabella Lima e Maria Fernanda Ribeiro

Foto: ESD

Alvoreceu em Brasília. Na manhã de sábado (21/1), os rondonistas iniciaram os deslocamentos em direção às cidades parceiras do projeto, as quais receberão as atividades e oficinas estabelecidas por cada grupo universitário. A abertura oficial da atividade foi realizada na Escola Superior de Defesa (ESD), no auditório Professor Gustavo Heck, em Brasília (DF). 

Os municípios são: Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Cabeceiras, Cabeceira Grande, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Alvorada do Norte, Simolândia, Buritinópolis, Flores de Goiás, São João D'Aliança e Nova Roma. 

Os participantes da Operação Lobo-Guará são estudantes e professores voluntários que se dividem nos conjuntos A, B, C, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Cada município recebe duas instituição de ensino superior (IES) do projeto, que fazem parte dos conjuntos A e B. 

Já o conjunto C, é o grupo itinerante responsável pela cobertura jornalística. A equipe transita entre as comunidades onde as equipes dos conjuntos A e B trabalham, permanentemente, durante os 18 dias do Projeto Rondon. 

A edição 2023, intitulada “Operação Lobo-Guará'', ocorre entre os dias 19 de janeiro a 04 de fevereiro e contempla 11 cidades da região norte e nordeste de Goiás, e uma cidade no estado de Minas Gerais. 

Planejada ainda no ano de 2019, a operação teve que ser adiada por dois anos devido a pandemia de covid- 19. 

Símbolo 

A escolha do lobo-guará para nomear essa operação é devido ao bioma em que o projeto atuará. O animal é um agente de biodiversidade do cerrado, e é por meio dele que ocorre a dispersão das sementes para toda a extensão do Centro-Oeste. 

Assim como o lobo-guará, os estudantes serão responsáveis por cultivar sementes, através do voluntariado, germinando boas ações nas comunidades contempladas. 

História 

Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o País. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades parceiras. 

Conjuntos 

  • Conjunto A: Nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. ·Conjunto B: Nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. 
  • Conjunto C: Realiza a cobertura e divulgação das cerimônias de abertura, encerramento e demais atividades que forem desenvolvidas durante todo o período da operação.

Saiba mais

Inscrições para projeto Rondon

UFG volta a participar do projeto Rondon

Source: Projeto Rondon UFG e Escola Superior de Defesa (ESD)

Categories: Notícias Projeto Rondon 2023 Proec