Exposição_Jornal_4_Poder_(1)

Reitoria da UFG recebe mostra itinerante “Jornal 4º Poder 60 Anos”

In 20/01/23 21:33 .

Exposição sobre periódico criado por Colemar fica no Câmpus Samambaia até 28 de fevereiro

Exposição_Jornal_4_Poder_(2)
Curadoria selecionou 7 dentre as capas das 73 edições do jornal

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

A exposição itinerante “Jornal 4º Poder 60 Anos” chegou ao prédio da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) na sexta-feira (20/1). Inicialmente a mostra, lançada durante a semana de aniversário da UFG em dezembro último, estava no Centro Cultural UFG, no Câmpus Colemar Natal e Silva. Para ver o álbum de fotos do evento, clique aqui.

Com a reabertura da exibição no Câmpus Samambaia, fica mais fácil para a comunidade universitária que transita pela região visitar e conhecer a história do primeiro jornal da Universidade, criado em 1962. O veículo de comunicação foi fundado durante a gestão de Colemar Natal e Silva, o primeiro reitor da UFG, quando a Universidade contava com apenas 2 anos de fundação.

Os estudantes, servidores e visitantes do Câmpus Samambaia podem conferir o resgate desta parte da história da Instituição até 28 de fevereiro de 2023. O próximo destino será a Rádio Universitária UFG, localizada no Setor Oeste.

Exposição_Jornal_4_Poder_(3)
Angelita: história potente e registrada com qualidade provoca engajamento e pertencimento

Os curadores da mostra “Jornal 4º Poder 60 Anos” são a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Ribeiro; o professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) Pablo Lisboa, a jornalista Luísa Guimarães e a pedagoga Adriana Parada.

Alguns dos atrativos da exposição são o resgate da memória do 4º Poder, dos fatos históricos dos anos iniciais da Universidade, e a apresentação de um pouco dos pensamentos e ideais dos fundadores da UFG. “Esse jornal conta muito da história do Brasil, perpassando a história da nossa Universidade”, diz a pró-reitora.

Réplica

Luana comenta que desde o início esse caráter itinerante faz parte do projeto da mostra que vai ficar com o formato itinerante durante todo o ano. “Além da exposição de 7 capas dentre as 73 produzidas pelo jornal 4º Poder, o visitante pode manusear e levar para casa réplicas de algumas edições da publicação. Assim poderão ler com atenção e conhecer a trajetória desse importante meio de comunicação que nasceu praticamente junto com a nossa Universidade”, revela.

Quem quiser fazer um passeio virtual pode acessar o site do Digital Lab UFG e fazer o tour 360º, que cria um ambiente imersivo em realidade virtual da exposição “Jornal 4º Poder 60 Anos” e de parte do acervo que já foi resgatado e digitalizado.

Na avaliação da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, as vidas das pessoas que fazem parte da Universidade se entrelaçam à história da própria Instituição. “Nós que temos as nossas vidas vinculadas à Universidade temos que reconhecer o papel fundamental desse projeto de comunicação, que expressa, verdadeiramente, o que é a Universidade Federal de Goiás, para que ela foi fundada e porque ela existe com a potência que ela tem hoje”, analisa.

Presente

A gestora afirma que a exposição é um presente para a juventude e para quem vem de fora para trabalhar ou estudar na Instituição e não conhece a história da Universidade. “Saber que temos atrás de nós uma história com essa potência e registrada com essa qualidade torna a nossa vida muito melhor e nos torna muito mais engajados e pertencentes a essa história”, anima-se.

Exposição_Jornal_4_Poder_(4)
Visitantes podem ler e levar réplica do 4º Poder para casa

Outro entusiasta desta redescoberta de uma parte até então pouco conhecida da trajetória da UFG é o vice-reitor, Jesiel Carvalho. Ele relata o início desse processo de resgate da história da Universidade - que partiu da iniciativa da então estudante de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Luísa Guimarães, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que à época foi orientado pela professora e agora reitora, Angelita - até a fase atual.

“Vale a pena dar uma olhada [na exposição] e observar que a UFG começou como uma grande ideia, com uma concepção avançada sob vários aspectos. Essa Universidade é hoje uma grande universidade por conta da sua história, daqueles que participaram da sua construção ao longo de 62 anos”, chama o vice-reitor.

Exposição “Jornal 4º Poder 60 Anos” em 360º

Semana de aniversário da UFG resgata história do jornal 4º Poder

Semana de aniversário da UFG tem de exposição a homenagem aos pioneiros e a volta do baile

Fonte: Secom UFG