CALENDARIO_UFG_2023_(1)

1ª reunião do Consuni do ano tem entrega do Calendário UFG 2023

On 20/01/23 19:19 .

Anuário dá destaque às 12 fotos vencedoras do III Concurso Fotografe a UFG de 2022

CALENDARIO_UFG_2023_(2)
Uma das 12 fotos vencedoras da competição, imagem ilustra a página de fevereiro

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

A primeira reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni) na sexta-feira (20/1) começou com a entrega formal do Calendário UFG 2023 aos participantes que tiveram suas fotos selecionadas para ilustrar o material. O ato finaliza o “III Concurso Fotografe a UFG: Goiânia é um poema”, lançado em setembro de 2022 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Nesta edição, a proposta feita aos participantes membros da comunidade UFG é incentivar a arte da fotografia e homenagear os 90 anos de Goiânia, que faz aniversário em 24 de novembro de 2023. Outro objetivo é levar os competidores a apreciar alguns espaços de Goiânia e também da cidade de Goiás, antiga capital do Estado, onde está situado o Câmpus Goiás da UFG.

CALENDARIO_UFG_2023_(5)_Marina_Sousa
Marina Sousa (centro) é autora da foto "Goiânia sua linda", do mês de agosto

Segundo os organizadores do concurso, o tema de 2022 surgiu a partir de um dado histórico sobre Goiânia: o nome da capital de Goiás foi inspirado em um livro intitulado Goyania, que continha um poema épico, publicado em 1896 por Manuel Lopes de Carvalho, pai do escritor e regionalista brasileiro Hugo de Carvalho Ramos.

O projeto gráfico da peça ficou a cargo do designer da Secretaria de Comunicação (Secom), Natan de Carvalho, que comentou um pouco sobre a concepção do Calendário UFG 2023. “O projeto de identidade visual criado para o calendário foi pensado para valorizar as imagens do concurso em comemoração ao aniversário de Goiânia, interferindo o mínimo possível nas fotos. Para isto usamos algumas ondas com cores em tons azulados e avermelhados para destacá-las e transmitir suavidade no calendário”, explica.

Ângulos e cores

Uma das vencedoras do concurso é a bolsista do Instituto de Patologia Tropical e Saúde (IPTSP) e autora da foto “Goiânia, sua linda”, Marina Sousa, que falou sobre o III Fotografe a UFG. “Ter participado do concurso da Proec UFG foi  uma experiência muito legal, visto que há também fotografias de outros colegas no calendário que retrataram a cidade por diferentes ângulos e cores - e a fotografia tem isso que é de poder transportar as pessoas para esses cenários e encantar, ou seja, tudo haver com o tema proposto”, afirma.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, comentou que o calendário institucional da UFG está pronto. “Como o ano letivo de 2023 da UFG começa em abril, foi feito um esforço para que, já no Consuni de hoje, o primeiro de 2023, tivéssemos alguns exemplares”, afirma.

A gestora da Universidade observou que, além das 12 fotos selecionadas entre os participantes, há também outras seis fotos de autoria do fotógrafo da Secretaria de Comunicação (UFG) da UFG, Carlos Siqueira, que no ano passado completou 28 anos de trabalho na Instituição. “Há 28 anos os registros fotográficos desta Universidade estão sob a tutela, a responsabilidade e as lentes do Carlos. Então quero agradecer e homenageá-lo também”.

CALENDARIO_UFG_2023_(4)_Francisco_Quaresma
Professor Francisco Quaresma tem a foto "Nem só amarelo é o ipê" ilustrando agosto

Os organizadores da premiação foram mencionados nos agradecimentos da reitora. A equipe conta com uma comissão organizadora composta pela pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Luana Ribeiro; a diretora de Cultura e Artes da Proec, Renata Silva; a secretária-executiva do gabinete da Proec, Flávia de Castro; o secretário de Comunicação (Secom) da UFG, Salvio Farias; e o diretor da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Bráulio Ferreira. Já a comissão de seleção do concurso é formada pela Renata Silva; Bráulio Ferreira; o professor da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Dalmir Rogério Pereira; o colaborador da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), Waldemir de Queiroz; e discente da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Manu Oliveira.

Quelle: Secom UFG

Kategorien: Notícias Proec III Concurso Fotografe a UFG