PARCERIA CEIA E MINDIFY ARTE

Ceia e Mindify irão investir R$ 5 milhões em IA na saúde

On 01/18/23 17:01 .

Recursos serão essenciais nas capacitações dos profissionais

Texto: Bruno Cunha

A saúde é uma das áreas que mais podem se beneficiar pelo uso massivo de inteligência artificial (IA), mas é um dos segmentos que possuem os maiores desafios. Há desafios regulatórios, culturais e técnicos. Neste último caso, destacam-se as dificuldades de se coletar dados clínicos de qualidade e de provar que as sugestões da IA são confiáveis para o corpo clínico. Dados de boa qualidade são fundamentais para boa parte das técnicas de IA modernas, contudo, mesmo com dados robustos, ainda é difícil explicar como a inteligência artificial funciona.
Visando ampliar e justificar a aplicação de IA na saúde, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia-UFG), unidade de pesquisa credenciada à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), firmou parceria com a startup Mindify, com o objetivo de investirem mais de 5 milhões de reais. Os recursos serão provenientes de recursos próprios e de financiamentos não reembolsáveis do SEBRAE e da Embrapii.
André Ramos, CEO da Mindify, explica que a saúde é um sistema complexo no qual todos os envolvidos têm a obrigação de fazer a sua parte corretamente e na hora certa, ou seja, é preciso coordenação, porém para haver coordenação é preciso haver compreensão de todos os envolvidos do que está acontecendo e isso nem sempre acontece.

Ramos ressalta que neste sentido o projeto visa criar algoritmos de IA capazes de sugerir condutas e de justificar essas sugestões aos profissionais da saúde. "Serão criados mecanismos simples de usar para fomentar a educação médica continuada ainda dentro dos consultórios".

 

 Telma Soares CEIA
Telma Soares, coordenadora-geral do Ceia UFG

 

Adriano de Paula Ramos, médico neurocirurgião, que também participa do projeto, comenta que a medicina por si só é enigmática, com o agravo de que há novidades frequentes, logo se faz necessária a constante reciclagem de todo o corpo clínico que atualmente carece de ferramentas educacionais simples, que possam ser utilizadas no dia a dia, período quando as dúvidas mais surgem.
Segundo a professora Telma Soares, coordenadora-geral do Ceia, a IA tem potencial real de ajudar a capacitar equipes de Saúde em larga escala, por ser uma área com desafios complexos, porém com ótimas perspectivas de soluções, por meio das experiências do CEIA e da Mindify nos projetos afins.

Por meio deste projeto, a Mindify caminha rumo a sua visão de futuro que é se consolidar como a principal solução do mercado para aplicação de linhas de cuidado. Visão reconhecida por prêmios corporativos da Bayer, Roche e Johnson & Johnson e pelo prêmio de melhor startup da renomada aceleradora de empresas Plug & Play Japão.  A Mindify ainda foi classificada como a segunda que mais praticou inovação aberta com grandes empresas no Brasil na área de Saúde pelo 100 Open Startups, edições de 2021 e 2022.

Source: Ceia UFG

Categories: Notícias Ceia UFG