cepec psc 23

UFG aprova criação de Processo Seletivo Complementar na graduação

In 13/01/23 18:19 .

A ideia é realizar essa seleção entre o SiSU e o edital de Vagas Remanescentes

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, no início da tarde desta sexta-feira (13/1), a criação de um Processo Seletivo Complementar para novos ingressantes. Durante a primeira sessão ordinária do ano de 2023, realizada no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia (Regional Goiânia), os conselheiros definiram a aplicação desta nova seleção, de modo a substituir as chamadas públicas.

Permanece como está o processo seletivo do SiSU, quando ocorre uma Chamada Regular e mais três chamadas subsequentes, além da realização presencial da matrícula da 1ª, 2ª e 3ª chamadas. A novidade é a implementação deste novo processo seletivo, com as vagas remanescentes do processo seletivo SiSU, considerando a nota mais alta obtida pelo candidato no Enem a partir de 2009. O cronograma de aplicação dessa modalidade de seleção ainda será definido.

Conforme detalhado pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, essa medida tem como objetivo melhorar ainda mais as taxas de ocupação de vagas, saltando de 85% para 100%, e desmontar barreiras para o ingresso de estudantes. "Nós achamos incompatível com uma instituição pública ter vagas desocupadas no momento do ingresso. Nós temos um desafio importantíssimo pela frente, que é resgatar a juventude para participar do ENEM e retomar o interesse de ingressar no ensino público superior", afirmou.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, complementou que tal medida não irá excluir as vagas destinadas às cotas, nem encerrará o programa UFGInclui ou o edital de Vagas Remanescentes. "A questão é que nós tenhamos, entre a seleção pelo SiSU e o edital de Vagas Remanescentes, esse novo processo, que seja muito eficiente para preencher as vagas no início do curso", explicou.

Fonte: Reitoria Digital

Categorie: Notícias Reitoria CEPEC Prograd