Projeto Rondon

UFG volta a participar do projeto Rondon

Em 11/01/23 12:14.

Maior projeto de extensão do país volta a contar com a Universidade

Texto: Ana Luíza Peixoto, Isabella Lima, Amanda Dutra e Maria Fernanda Ribeiro (Projeto Rondon/UFG)

Após um hiato de 13 anos, a Universidade Federal de Goiás (UFG) volta a participar do projeto Rondon, o maior projeto de extensão do país, e pela primeira vez com duas equipes: Uma do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e outra da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A edição 2023 intitulada “Operação Lobo - Guará'' vai acorrer entre os dias 19 de janeiro à 4 de fevereiro e irá contemplar 12 cidades da região norte de Goiás.

Os participantes da operação são voluntários e se dividem em 3 conjuntos (A, B e C) composto por estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento e professores. Cada município recebe duas IES (Instituição de Ensino Superior) do projeto, que fazem parte dos conjuntos A e B. Já o conjunto ligado a cobertura é um grupo itinerante, ou seja, para fazer a cobertura jornalística ele transita entre todas as comunidades onde os grupos A e B estão trabalhando permanentemente durante os 18 dias do Projeto Rondon.

As cidades que vão participar do projeto, tendo a vinculação da UFG, são Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Cabeceiras, Cabeceira grande, Alto Paraíso de Goiás, Terezinha de Goiás, Alvorada do Norte, Simolândia, Buritinópolis, Flores de Goiás, São João D'Aliança, Nova Roma. As ações serão voltadas à cidadania e aos direitos humanos de pessoas em vulnerabilidade social.

Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades assistidas. Através da vivência os estudantes propõem soluções e colocam em prática iniciativas que buscam a melhora na qualidade de vida da região.

·Conjunto A: Nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
·Conjunto B: Nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
·Conjunto C: Realiza a cobertura e divulgação das cerimônias de abertura, encerramento e demais atividades que forem desenvolvidas durante todo o período da operação.

Fonte: Projeto Rondon

Categorias: Notícias