Livro gestão 2018-2021

Livro de gestão e dossiê da pandemia recontam história dos últimos quatro anos da UFG

Sur 12/12/22 22:40.

Lançamento de livro de gestão e dossiê da pandemia marcam aniversário de 62 anos da UFG

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

Recontar a história da Universidade Federal de Goiás nos últimos quatro anos. Não apenas como registro, mas como exercício de revisitar os fatos para com eles pensar novos caminhos. Com essa perspectiva foi lançado na noite do dia 12 de dezembro o "Livro de Gestão 2018-2021 da UFG", produzido pela Secretaria de Comunicação da UFG e uma série com um Dossiê das ações da UFG durante a pandemia, produzido pela TV UFG. O livro foi impresso em edição limitada pelo Centro Editorial e Gráfico da UFG e  será disponibilizado online no site da Secretaria de Comunicação da UFG e no Portal UFG. O livro produzido em parceria com a gestão 2018-2021 traça um panorama dos últimos quatro anos na universidade marcados por diversos desafios, entre eles a pandemia da Covid-19, momento em que a UFG tornou-se parte importante no combate e controle da pandemia. 

Livro gestão 2018-2021
Livro poderá ser acessado no site da Secom e no Portal UFG 

 

Vários foram os destaques desta edição do livro, tradicionalmente preparado ao final dos mandatos de cada reitor: um deles foram os 60 anos da UFG completos em 2020 em plena pandemia, o que impossibilitou a UFG de festejar, mas não de produzir conhecimento e serviços para a comunidade. Como bem lembrou o reitor da UFG no mandato de 2018 a 2021, Edward Madureira, várias ações merecem destaque nesse período: a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em um momento em que havia total escassez deles no mercado, as tendas de testagem da Covid para toda a comunidade, a assistência estudantil ampliada no momento de crise, as campanhas de arrecadação de alimentos para famílias que sofreram mais diretamente com a doença. Além disso, diversas pesquisas foram realizadas como o teste RT-Lamp para Covid-19, desenvolvido no Instituto de Química da UFG, a pesquisa sobre a vacina BCG e a eficácia na imunidade contra a Covid-19, entre outras tantas realizadas na instituição. "A UFG foi decisiva para enfrentar a pandemia, sem ela teríamos uma catástrofe", ressaltou Edward. O professor agradeceu a toda equipe envolvida na produção do livro e também a toda gestão, em especial a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, que como ele destaca esteve a frente da universidade, em especial nos momentos em que ele estava envolvido com as questões nacionais quando no mandato de Presidente da Associação Nacional dos Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). 

Livro gestão 2018-2021
Edward Madureira esteve a frente da reitoria de 2018 a 2021

 

O professor ressaltou também a importância dos servidores públicos que garantiram que projetos continuassem sendo propostos e cumpridos, mesmo em um cenário de dificuldades de relações e de financiamento por parte do governo e ressaltou a importância da educação e da ciência como resposta para os problemas no Brasil. Ele também explicou a escolha da capa do livro que é a imagem do painel do Hall de Entrada do Hospital das Clínicas da UFG, inaugurado durante esse mandato, produzida pelas professoras, artistas e pesquisadoras de poéticas visuais da UFG, Eliane Chaud e Selma Parreira. 

Livro gestão 2018-2021
Equipe gestora 20180-2021

 

Dossiê - Após a fala do professor Edward Madureira, a Diretora da TV UFG apresentou a série de seis episódios de 15 minutos que retratará as ações da UFG na pandemia. O documentário foi produzido pela TV UFG e será exibido toda quinta-feira, a partir do dia 15 de dezembro nas redes e Portal UFG. A série faz um levantamento das principais ações da UFG na pandemia entre elas a rápida suspensão das atividades, visando a proteção dos estudantes, a assistência estudantil que ganhou outro desenho durante a pandemia, a produção de EPIs, entre outros. 

Livro gestão 2018-2021
Equipe da Secretaria de Comunicação responsável pela produção do Livro

 

A Reitora da PUC Goiás, Olga Ronchi, esteve presente no evento e ressaltou a importância da parceria com a UFG como instituições que se encontram, se ajudam e se apoiam mutuamente. O atual Vice-reitor, Jesiel Carvalho também destacou o desafio de observar as ações do mandato passado e fazer ainda melhor neste mandato: "Este deve ser o compromisso de toda nova gestão: fazer sempre melhor do que as anteriores, buscando o crescimento da instituição", afirmou. Também destacou que agora, neste novo cenário político a universidade, que antes teve papel importantíssimo no combate à pandemia e na resistência, agora precisa estar ainda mais presente para buscar soluções para reconstruir o Brasil. A reitora da UFG, Angelita Lima destacou o momento de encontro das gestões e lembrou que o lançamento do livro e do dossiê é um momento de construção da história da universidade. "Estamos aqui registrando a história, mas também fazendo história a partir do legado da gestão anterior. Amamos e acreditamos no que fazemos e essa é a energia que nos faz continuar", pontuou. 

Veja mais fotos do evento.

Confira o ebook do Livro de Gestão 2018-2021

Em entrevista à Rádio Universitária UFG, o professor Edward Madureira Brasil enumerou os principais desafios de sua gestão, a terceira como reitor da UFG, entre eles os constantes bloqueios orçamentários que impediram a universidade de honrar compromissos básicos e prejudicaram projetos de crescimento. Para ouvi-la, clique aqui.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias Reitoria