logo_foprop

Foprop repudia novo corte do governo federal na educação e ciência

Em 07/12/22 13:04.

Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pós-Graduação afirma que ato vai contra a LOA de 2022

Com muito espanto e total repulsa, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) recebeu a informação do corte financeiro imposto ao Ministério da Educação e às suas autarquias, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa ação, diametralmente contrária ao previsto pela Lei Orçamentária Anual/2022, atinge a subsistência dos bolsistas de pós-graduação e pós-doutorado, e ataca frontalmente a capacidade de atuação das universidades e institutos de pesquisa. Como resultado dessa desastrosa ação governamental, a Capes perdeu, na sua completude, a capacidade de honrar com seus compromissos juntos aos bolsistas, fato esse que provocou estrondoso transtorno aos diversos entes do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Especificamente quanto aos bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado da Capes, o bloqueio financeiro afeta diretamente mais de 100 mil pesquisadores que dependem de bolsas de estudos como sua única fonte de renda, dado que os pesquisadores bolsistas de todos os níveis devem ter dedicação exclusiva aos seus projetos. Uma outra fonte de enorme preocupação deste Fórum diz respeito aos bolsistas Capes atualmente em estágios no exterior. Sem o pagamento de suas bolsas, tais pesquisadores não terão condições de se manter.

O descaso com áreas estratégicas, como a ciência, tecnologia e inovação, característico do governo que se encerra, vem solapando a cada dia a formação de recursos humanos capacitados no País. Recursos para educação e ciência são investimentos para o progresso e soberania da nação e não apenas meros gastos sem propósito. Este Fórum junta-se aos milhares de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa brasileiros para cobrar do governo federal, de forma veemente, ação imediata para que os valores destinados ao pagamento dos pesquisadores bolsistas sejam providenciados e que a situação se regularize urgentemente.

Fonte: Foprop

Categorias: Notícias Foprop PRPG