_UFG8322.jpg

Zênia de Faria recebe título de Professora Emérita da UFG

On 01/12/22 18:31 .

Com 51 anos de atividade, docente é referência em estudos literários, em especial literatura francesa

Texto: Caroline Pires

Fotos: Júlia Barros

Ao som de La vie en rose, em uma referência a sua trajetória acadêmica, a professora Zênia de Faria foi recebida para receber o título de Professora Emérita no dia 1o de dezembro, no auditório da Faculdade de Farmácia. A cerimônia exaltou a sua carreira exemplar e de reconhecimento de todas as suas contribuições para a área de Estudos Literários, nas áreas de literatura francesa e brasileira. 

_UFG8177

Vice reitor da UFG, Jesiel Carvalho, outorgou o título 

Coube a professora Solange Fiuza, da Faculdade de Letras da UFG, apresentar o exímio currículo da docente homenageada, que iniciou sua trajetória acadêmica em 1964. Zênia de Faria teve a oportunidade de ser aluna de expoentes na área, como Roland Barthes. "A qualificação acadêmica na área de literatura francesa da professora foi em uma época quando a busca pelo conhecimento ia muito além do que buscar alcançar indicadores de agências de fomento. Seus mais de 40 anos como professora falam por si só", reforçou a professora. Segundo ela, Zênia de Faria ensinou da França no Brasil e do Brasil a França, "esse impacto é o seu legado inegável", afirmou. Por fim, a docente frisou o papel desempenhado pela homenageada como orientadora na pós graduação. "Esse zelo generoso com todos é referência até hoje. Se um professor emérito é aquele que se distiguiu dos demais como expoente e referencial no ensino e pesquisa, desconheço alguém mais merecedora do que Zênia de Faria", concluiu. 

_UFG8141

Professor Francisco Quaresma, que foi o propositor do título quando ainda era diretor, acompanhou a homenageada

Em seguida, o diretor da Faculdade de Letras, Jamesson Buarque, iniciou seu discurso lembrando que este é um momento festivo e de alegria. Ele lembrou que a apresentação do nome da professora Zênia de Faria no Conselho Diretor foi comemorada, "a proposta dessa homenagem não foi debatida, mas recebida com muita satisfação e sem nenhuma ressalva", lembrou. Lembrando a época em que foi aluno da professora, o diretor destacou que mesmo depois desses 21 anos ele ainda se recorda das aulas memoráveis que foram ministradas. "Para além de diretor da unidade acadêmica, nesse momento me coloco como ex aluno, eu confio dizer que o orgulho maior é da UFG de ter Zênia de Faria como sua professora emérita", afirmou se referindo a carreira impecável da homenageada.

_UFG8211

Zênia de Faria foi uma das pioneiras da atual Faculdade de Letras da UFG

Destacando que os seus 51 anos como docente na Faculdade de Letras, a professora emérita Zênia de Garcia, que se aposentou em 2011, lembrou que vem de uma família repleta de docentes de ensino superior. Ao longo do seu tempo como docente, a homenageada se lembrou emocionada do carinho que recebe até hoje dos inúmeros alunos com os quais conviveu. "Eu vi universidade se transformar, isso é fruto de muito esforço e idealismo de todos nós que vemos a UFG como nossa casa", ressaltou. Mesmo diante das lembranças, Zênia de Faria convidou todos a olharem para o futuro da universidade, "O papel da UFG é educar a sociedade presente com os olhos na comunidade futuro. Vamos colaborar com uma permanente marcha de humanização. Espero ter contribuído com isso", encerrou seu discurso. 

_UFG8322.jpg

Concluindo os discursos da cerimônia, o vice reitor da UFG, Jesiel Carvalho, lembrou que são as pessoas que executam e são a alma da Universidade. "Nesse sentido queremos homenagear as pessoas que constrõem essa realidade. Queremos enaltecer esse papel desempenhado pela professora Zênia de Faria".

Compôs ainda a mesa o diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa, Francisco Quaresma. Estiveram presentes na cerimônia o diretor da Editora UFG e ex aluno De Zênia de Faria, Anselmo Pessoa Neto e o pró-reitor adjunto de pesquisa, Wilson Flores.

Quelle: Secom

Kategorien: Notícias Noticias FL