1_Seminario_3_Fundacoes_28-11-22

1º Seminário das Fundações de Apoio à UFG é realizado na EVZ

Em 01/12/22 10:36.

Evento marca o início de uma agenda positiva de fortalecimento das instituições

Texto: Monique Pacheco, assessora de comunicação da Fundahc
Fotos: Wesley Menezes

Dois mil e vinte e dois é um marco para as fundações de apoio à Universidade Federal de Goiás (UFG). Pela primeira vez, as diretorias da Fundação o Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (FRTVE) são lideradas por mulheres e a união de forças para promover integração e evolução contínua já resultou em uma ação inédita: o 1º Seminário das Fundações de Apoio à UFG.

"A credibilidade das nossas fundações extrapola os muros da UFG e tem se tornado referência. Quero saudar este primeiro seminário por ser pioneiro, protagonista. Acredito que esta ação será modelo para as outras fundações do País", destacou a reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima, na abertura do evento, ressaltando a importância das fundações: "boa parte da nossa relação com a comunidade externa por meio da pesquisa e extensão é propiciada e implementada pelo trabalho das fundações. Vocês, neste momento que se reúnem para discutir as relações, se conhecer, precisam reconhecer o papel das fundações, a importância que as três têm para a UFG".

Mais de 210 colaboradores da instituição, entre técnicos, líderes e parceiros, acompanharam o evento no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade e acompanharam atividades de integração e palestras com convidados. O comunicador Stenio Moura abordou "O poder das relações interpessoais e da comunicação no ambiente corporativo"; professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face/UFG), administrador e psicólogo, Edilson Teixeira Alves Junior falou sobre "Gestão do Tempo"; e presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Fernando Peregrino, discorreu acerca do "Papel das fundações de apoio para as universidades públicas".

Diretora-executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, assinalou que o objetivo do seminário foi abordar, além de assuntos técnicos operacionais das rotinas, temas que contemplem questões comportamentais, de relacionamento, equilíbrio emocional. "Quisemos movimentar para além daquilo que já fazemos, voltar nosso olhar para nós", falou.

Para a diretora-executiva da Fundahc, Lucilene Maria de Sousa, o seminário foi "um marco, um universo de possibilidades e de expectativas", e o ponto alto foi o lançamento oficial do Fórum Permanente das Fundações de Apoio à UFG. Aprovada pelos profissionais presentes, a iniciativa reunirá ações diversas para integrar as Fundações e, sobretudo, oportunizar formação, aperfeiçoamento e evolução. "Começamos com excelência e atingimos nossos objetivos", concluiu. A diretora-executiva da FRTVE, Silvana Coleta, selou o propósito de união e crescimento conjunto das fundações ouvindo as considerações dos presentes sobre atividades que poderiam compor o fórum. "Construiremos juntos essa agenda positiva, é para nós", garantiu.

As atividades do Fórum contemplarão capacitações, trocas de experiências e integração e serão propostas em breve.

FUNDAHC, FUNAPE E RTVE realizam 1º Seminário das Fundações de Apoio à UFG4

FUNDAHC, FUNAPE E RTVE realizam 1º Seminário das Fundações de Apoio à UFG