19_ Conpeex_22-12-22

Conpeex UFG 2022 celebra bicentenário da independência

On 24/11/22 12:04 .

Congresso organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura marca o retorno ao presencial 

Texto: Versanna Carvalho e Carol Pires

Fotos: Carlos Siqueira e Julia Barros

 

O 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), maior evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG), está sendo realizado até sexta-feira (25/11) e, pela primeira vez desde o início da pandemia, volta a ser 100% presencial, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG. Clique aqui para ver as fotos do evento.

O tema da 19ª edição do Conpeex é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”,  em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento normalmente é realizado em outubro, mês nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a mudança para novembro deste ano foi necessária em virtude do calendário letivo.

Neste ano foram registradas mais de 7 mil inscrições no 19º Conpeex e mais de 1,2 mil na Mostra do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que ocorre paralelamente. A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, lembra que o evento é uma das maiores demonstrações da vitalidade e do impacto da Instituição na sociedade. “O Conpeex demonstra o compromisso social e científico da Universidade e cria uma ponte entre a UFG e a comunidade externa, que é convidada a participar e se envolver nas atividades durante os quatro dias”, afirmou.

Segundo Luana, o evento é uma oportunidade única não só para a divulgação da produção científica, mas também para a promoção do intercâmbio científico e cultural. “As atividades do Conpeex são abertas para toda a sociedade. Visitantes podem circular pela UFG e conferir de perto as pesquisas que representam o retorno do investimento recebido pela Universidade”, complementou.

Programação

O Conpeex é gratuito e traz uma extensa programação, das 8h às 18h, que envolve desde palestras científicas, a oferta de serviços e apresentações culturais. Na terça-feira (22/11), as atividades começaram às 13h30, com a apresentação da Banda Pequi com participação especial da cantora Cláudia Vieira. Às 15h houve a conferência de abertura que vai ser ministrada pelo professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Luiz Carlos Dias. Ele falou sobre “As vacinas que nos salvam da covid-19 e o combate às fake news e ao negacionismo”. 

Várias atividades são realizadas simultaneamente como ocorre com as palestras da programação principal; da rota da ciência e cultura; relacionadas ao ensino básico, com os docentes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae UFG) e do Sistema de Bibliotecas da UFG, dentre outros. A Rádio Universitária e a TV UFG vão incluir nas respectivas programações temas e entrevistas sobre o Conpeex; as pró-reitorias e secretarias da administração superior da UFG terão estandes; além de eventos paralelos como o Seminário de Iniciação à Pesquisa 2022, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI); o II Seminário de Integridade Acadêmica; mais a apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão dos estudantes da Universidade.

Os visitantes encontram ainda o Espaço Saúde, no qual está sendo feita a vacinação contra a covid-19; e o Espaço Saúde do Trabalhador, que vai oferecer conteúdos de educação em saúde voltada à saúde do trabalhador, terapias alternativas e complementares.

A palestra principal do último dia do evento, sexta-feira (25/11), tem o tema “A Ciência brasileira no bicentenário da Independência” e vai ser ministrada pelo sociólogo e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Simon Schwartzman. 

A solenidade de encerramento oficial do 19º Conpeex, às 17h, vai ser marcada pela divulgação do “Prêmio Conpeex 200 anos de independência do Brasil - Faça sua Arte”, a premiação da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário e a entrega do Prêmio TCC UFG. Para conferir a programação geral, clique aqui.

Atenta ao aumento de casos de covid-19 em todo o País, a Proec da UFG leva as ações de prevenção e combate à doença para o Conpeex 2022.A primeira delas é a de recomendar fortemente o uso de máscara  no Centro de Cultura e Eventos, durante os quatro dias do simpósio. Quem estiver com esquema vacinal atrasado, poderá ser vacinado contra a covid-19 durante o Conpeex, no Espaço Saúde. Na quarta-feira (16/11), a Universidade divulgou uma nota técnica, fazendo recomendações e reforçando condutas, como tem feito desde o início da pandemia. 

O 19º Conpeex está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com apoio de Rancheiro, Gelnex, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), Enel, Saneago, Sindicato do Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifes-GO), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), e  Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). 

Histórico de sucesso

Resultado do trabalho em parceria realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec)  e as demais pró-reitorias, secretarias, unidades acadêmicas e órgãos da UFG, o Conpeex é marcado pela inovação e intensa participação da comunidade. Mesmo durante os momentos mais graves da pandemia da covid-19, o evento continuou a ser realizado de forma remota, demonstrando a sua importância para para ampliar as contribuições no campo científico e tecnológico. Inclusive, é possível constatar o aumento na quantidade de inscrições quando o evento passou a adotar o formato on-line.

Também nos últimos anos, o evento adotou um novo formato de diagramação dos seus anais, produzidos pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG). O congresso ampliou ainda mais a participação popular com a criação do Concurso Audiovisual, coordenado pela Proec, e a inclusão da Mostra UFG de Inovação em Tecnologias, gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Já com as Rotas de Ciência e Cultura, a participação da Rádio Universitária, com programação diurna, e a Fundação RTVE, com o Programa Conexões Jovens, apresentado ao vivo, o Conpeex construiu pontes ainda mais sólidas com a sociedade e a comunidade acadêmica. Vale lembrar ainda que, abraçando o projeto “UFG Sustentável”, nos anos em que as atividades foram presenciais, todo o processo de credenciamento, identificação e registro foi por meio de QR Code.

Saiba mais

Celina Turchi no 19º Conpeex: zika vírus e microcefalia ainda são riscos potenciais no Brasil

Vacinas e combate à desinformação são temas da abertura do 19º Conpeex

19º Conpeex é marcado pela ciência, máscara no rosto e vacina no braço

Conpeex 2022 será 100% presencial

 

Quelle: Secom UFG

Kategorien: Notícias 19º CONPEEX Proec