Virada_Ambiental_22-11-22 (1)

Virada Ambiental 2022 reúne instituições, municípios e cidadãos

Sur 24/11/22 11:25.

Iniciativa concebida na UFG está alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030

Virada_Ambiental_22-11-22 (1)
4ª Virada Ambiental foi realizada na Saneago

Fotos: Carlos Siqueira

O Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás é celebrado desde 2019 em 22 de novembro. Neste ano, a data foi marcada pela abertura da 4ª edição da Virada Ambiental e da Semana Estadual da Consciência Ambiental. O evento foi sediado e realizado na terça-feira (22/11) pela Saneago e parceiros, na área da Elevatória de Água Bruta Meia Ponte. Para ver as fotos da abertura, clique aqui.

A Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

O coordenador da Virada Ambiental e professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Emiliano Lobo, recorda que o programa "começou na UFG e agora é uma ação do Estado e da coletividade, passando de extensão para política pública". De acordo com Emiliano, em 2022, todos os municípios goianos (246), 4 estados, 4 países, 42 pessoas físicas aderiram à Virada Ambiental.

Na opinião da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a Virada Ambiental é um projeto que já nasceu ousado e grande. Ela destaca que o programa está em consonância com a agenda política atual, marcada pela recente realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito. "A Virada Ambiental também contempla 5 dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) que precisam ser implementados até 2030. Esses objetivos devem ser realizados em menos de 10 anos e não podemos retroceder", completa a gestora. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e à proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

O diretor-presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, comentou que durante o evento de lançamento da Virada Ambiental 2022 foram plantadas árvores na Saneago. Ao longo da semana vários outros municípios farão o plantio de mudas. Ele ressaltou a importância do programa envolver tantas instituições parceiras. Além da UFG e da Saneago são apoiadores e realizadores da 4ª Virada Ambiental a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Projeto Conato, Politizar UFG, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Receita Federal, Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Confederação Nacional de Municípios (CNM), União dos Vereadores do Estado de Goiás (UVB-GO) e Saga Moto.

O evento abertura da Virada Ambiental 2022 contou com a participação da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; do diretor-presidente da Saneago, Ricardo Soavinski; do representante do deputado Lucas Calil, o assessor parlamentar João Farias; a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, Camila Dantas Lucio Roncato; o delegado da Receita Federal do Brasil em Goiânia, Djalma Alencar Lustosa Sobrinho; presidente da Associação SOS Piracanjuba, Rosimar Silva; diretor-técnico da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Antelmo Alves Teixeira; diretor-executivo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa); gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducacional da Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO), Marcos Pedro da Silva; e da subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação (Semad), Glaucilene Duarte Carvalho.

Source: Secom UFG

Catégories: Notícias Proec