jazz express cap

UFG é uma das estações do International Jazz Express to Brazil 2002

On 11/22/22 17:24 .

Noite de música celebrou a reunião de artistas de quatro países no Teatro Belkiss Spencière

Uma viagem musical no Trem do Jazz, que abrange três países de três continentes com músicas da Europa, Ásia, Caribe, Brasil e mais. Um projeto musical conjunto desenvolvido pela Embaixada da Áustria, a Embaixada de Barbados e a Embaixada da República da Coreia para trazer a fusão do jazz para o Brasil. Com a primeira parada em Brasília, o International Jazz Express passou pelo Brasil e uma das estações escolhidas foi a Universidade Federal de Goiás. O concerto foi realizado na última sexta-feira, 18/11, no Teatro Belkiss Spencière, da Escola de Música de Artes Cênicas (Emac).

A ideia é realizar uma cooperação internacional de jazz itinerante pelo país, apresentando um pot-pourri de jazz internacional e jazz moderno em uma mistura nas direções da música clássica e latina com foco em sons caribenhos e brasileiros. A ideia do projeto é, acima de tudo, a conectividade entre continentes, pois a música conecta mundos, e quem sabe, criar um evento fixo no calendário anual da cultura brasileira, com diferentes países participando todo ano.

Para a primeira edição “test drive”, foram reunidos os seguintes músicos: da Áustria, o saxofonista e flautista Florian Fuss bem como o pianista Maximilian Tschida, que apresentaram algumas produções e composições próprias; de Barbados, o baterista e vocalista Malcolm Griffith; da República da Coreia, a violinista clássica Hyu-Kyung Jung; e do Brasil, o contrabaixista Oswaldo Amorim. Com outras participações brasileiras, o Jazz Express ainda fez mais duas paradas em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís, conta que teve a ideia de trazer a atração musical para a Universidade quando conheceu o embaixador austríaco em um evento promovido pela embaixada da Índia. "Lá, ele me contou sobre a iniciativa de fazer um concerto internacional de jazz. Na mesma hora, identifiquei que seria uma excelente oportunidade para a UFG ser a anfitriã desta ação em Goiânia. Fortalecemos assim nossa diplomacia cultural e acadêmica, promovendo uma experiência entre cinco músicos de quatro países diferentes. Isso mostra que a arte não tem fronteiras e que a internacionalização desta arte como ação de extensão fortalece também nosso desenvolvimento institucional", exalta Laís.

Antes da apresentação dos músicos, formou-se uma mesa diretiva simbólica, na primeira fila de poltronas do teatro. Estavam presentes a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Tomaz, representando a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o embaixador da Áustria, Stefan Scholz; o ministro da Embaixada da República da Coreia, Gun-hwa Kim; e a ministra conselheira da Embaixada da Áustria, Judith Schildberger.

Source: Secom

Categories: Notícias SRI EMAC/UFG