Heliny2.jpg

Diretores da UFG são orientados sobre quadro epidemiológico da Covid-19

Sur 21/11/22 11:29.

Gestores foram comunicados também da manutenção das medidas de comunicação sobre casos positivos

Texto: Caroline Pires

Fotos: Salvio Farias

 

Atento ao atual cenário epidemiológico da Covid-19 e a transmissão da variante BQ.1, a reitoria da UFG se reuniu hoje, 21/11, com os diretores de unidades acadêmicas e órgãos administrativos para discutir o quadro. O Comitê Operativo de Emergência (COE/GT Saúde), que já se reúne periodicamente, recomendou fortemente, por meio da nota técnica, o uso de máscaras e a manutenção do ciclo de vacinação completo. A preocupação é especial por conta da abertura do Conpeex, que será inteiramente presencial e acontece de 22 a 25 de novembro. 

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, ressalta que é fundamental o incentivo dos diretores em suas unidades para que as medidas não farmacológicas sejam mantidas e reforçadas. "Pedimos a colaboração de todos para continuarmos efetuando as atividades presenciais de forma segura. Assim como temos feito desde o início da pandemia", afirmou.

A pró-reitora adjunta de graduação, e coordenadora do COE na UFG, Heliny Carneiro, reforçou que segue valendo a orientação de notificação na plataforma de Monitoramento covid-19-Comunidade UFG, por parte do estudante com sintomas e/ou confirmado, utilizando e-mail institucional, por meio do link.A nota técnica publicada no dia 16/11, orienta sobre o procedimento específico para estudantes de graduação, pós-graduação e do Cepae.

Durante toda a realização do Conpeex funcionará no Centro de Cultura e Eventos da UFG o Espaço Saúde, que oferecerá doses de vacinas contra a Covid-19, para aqueles que estão com o ciclo incompleto. A sala de vacinação da Faculdade de Enfermagem, no Câmpus Colemar Natal e Silva, também seguirá com o funcionamento normal. "Recomendamos fortemente o uso das máscaras e o ciclo de vacinação completo. Para aqueles que comparecerem as atividade do Conpeex e por acaso não tiverem, será oferecida máscara descartável", finalizou a pró-reitora adjunta.

 IMG-20221121-WA0028.jpg

Reitora defendeu que seja mantida a cautela e atenção como relação ao aumento da transmissão das novas variantes da Covid-19 e informou que qualquer alteração no quadro será avaliado pelo COE GT Saúde

 

Informes gerais

Por conta dos recessos pelos jogos do Brasil, divulgados, por portarias pelo Ministério do Planejamento, o Conselho Universitário, que seria realizado nesta sexta-feira, foi adiado para o dia 9 de dezembro. E por consequência, o Consuni comemorativo ficou transferido para fevereiro, coincidindo com o término do semestre letivo.

A reitora da UFG, informou ainda que solicitou a bancada goiana do congresso federal que priorize o encaminhamento de emendas para a Universidade Federal de Goiás, especialmente para resolver os problemas com telhados de diversos prédios da Universidade, que para o total reparo demandam uma verba no valor de 7 milhões de reais. 

Além disso foi apresentado pelo diretor de Atenção  à Saúde do Servidor um relatório dos atendimento realizados nos últimos meses e do esforço do departamento para zerar a fila dos passivos sobre os adicionais ocupacionais. Sobre o tema, o vice reitor da UFG, Jesiel Carvalho, explicou que o principal marco que tem regido o trabalho é garantir o máximo de direitos previstos na lei para esses servidores. 

Foi anunciado ainda que entre os dias 12 e 17 de dezembro serão realizadas uma série de atividades em comemoração aos 62 anos da UFG, do dia 14 de dezembro. A reitora ressalta que retomar o contexto de criação da UFG é fundamental "acreditamos que as ações são formativas para quem chega agora na Universidade. Tenho certeza que daremos um salto na qualidade do conhecimento sobre todo esse processo", concluiu. 

Source: Secom/UFG

Catégories: Notícias Noticias