curso brigada capa

Seinfra promove treinamento de combate a incêndio predial

Em 18/11/22 07:54.

Qualificação foi aberta a servidores selecionados para atuarem como brigadistas eventuais

Texto: Luciana Santal

A Secretaria de Infraestrutura da Universidade Federal de Goiás (Seinfra/UFG), por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou no dia 17 de novembro um Treinamento de brigada de combate a incêndio predial no Centro de Eventos Prof. Ricardo Bufáiçal. A organização contou com o apoio da Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH), da Escola de Agronomia (EA) e da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ). O curso foi uma iniciativa para atender a demanda de formação de brigadistas de incêndio eventual para o Centro de Eventos e outras Unidades.

curso brigada fogo e água

Durante a manhã, os participantes acompanharam a palestra do 1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Fernando Paulino de Souza. À tarde, conheceram alguns locais do Centro de Eventos que são importantes no momento de se combater um incêndio, como a caixa d'água e os hidrantes. Para exemplificar o uso de água e extintores, o sargento Paulino simulou incêndio em pedações de madeira e caixas de papelão e também em dois tonéis com líquido inflamável diluído em água. A ideia era mostrar que nem sempre a água é eficaz para cessar as chamas. No caso de substâncias inflamáveis, como a gasolina, o ideal é utilizar um extintor do tipo abc, pois é preenchido com um pó químico eficiente no apagamento de incêndios.

O sargento Paulino ressaltou a importância de se promover ações como essa. "Seria ótimo se todas as instituições, tanto públicas quanto privadas, tivessem essa consciência, porque acidentes de trabalho causam a morte de muitos trabalhadores. No fim do dia, as pessoas querem voltar para casa, para suas famílias. Não somos heróis, mas, em situações de emergência, podemos ajudar pessoas a retornarem para seus lares".

A coordenadora do Centro de Eventos, Marilda Ferreira da Silva, agradeceu pelo dia de aprendizado, enalteceu a capacidade didática do sargento, que ajudou bastante na transmissão dos ensinamentos. Ao final do treinamento, os participantes receberam um certificado.

curso brigada locais hidrantes

palestra curso brigada