IMG-20221109-WA0004.jpg

Honrando o passado e mirando o futuro

En 08/11/22 10:15 .

Faculdade de Letras comemora 60 anos e conceito 6 da Capes para o PPG em Letras e Linguística

Texto: Caroline Pires

Fotos: Assessoria de Comunicação/FL

A Faculdade de Letras da UFG deu início na manhã de hoje, 8/11, as comemorações dos 60 anos da unidade acadêmica e os 50 anos do Programa de Pós graduação de Letras e Linguística, que conquistou na ultima avaliação quadrienal da Capes o conceito 6. A data marca ainda os dez anos de construção do bloco Bernardo Elis. A programação segue até sexta feira com atividades culturais, oficinas e sarau de poesias.

O professor Francisco José Quaresma de Figueiredo, diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, agradeceu ao público pela presença e amor compartilhado por todos com a FL. "Estamos especialmente felizes pelo momento político que estamos vivendo e só temos que olhar para o futuro e agradecer pelo passado", afirmou. Já o diretor da Editora UFG, e ex diretor da FL, Anselmo Pessoa Neto, lembrou do seu tempo e das dificuldades como estudante, em 1981, e citou nominalmente os professores presentes, que lhe proporcionaram inúmeros debates e crescimento, na vida pessoal e acadêmica. "Retomo aqui o agradecimento a todos os pioneiros da FL que colaboraram com o desbravamento desse sertão de quando o Lattes ainda não era a prioridade", agradeceu.

IMG-20221109-WA0004.jpg

Comemoração reuniu professores de diferentes gerações da FL

Também retomando a sua história na FL, a vice-diretora, Claudiney Silva, lembrou que o passado deve ser valorizado, mas que o presente deve ser vivido de maneira intensa pela doação diária, perseverança e persistência de todos.  "Enquanto professores nós vamos semeando, vamos traçando caminhos que não se sabe onde vai dar. Obrigada a todos que me construíram e que me constroem ainda hoje", emocionou-se a professora. Por fim, ela ainda agradeceu os servidores técnicos-administrativos e demais colaboradores que são essenciais para que todas as atividades sigam acontecendo com tanto zelo.

Afirmando que este é um momento de festa e de recomeço também pelo novo mandato da gestão, iniciado em agosto desse ano, Jamesson Buarque, diretor da FL, agradeceu especialmente os professores  "Não posso deixar de fazer nesse ato a homenagem às professoras Moema Olival e Maria do Socorro Pimental da Silva, que nós perdemos para a Covid-19", afirmou.

IMG_6964.jpeg.jpg

Professores aposentados prestigiaram o evento

Lembrando que os últimos quatro anos foram muito desafiadores para a universidade pública, por questões políticas e sanitárias, o pró-reitor de Pesquisa, Felipe Terra, representou a reitoria no ato. "Estou na UFG há 12 anos e desde o início já se ouvia do impacto e alcance da Faculdade de Letras dentro e fora da universidade. Especialmente nos enche de orgulho o PPG de excelência desta unidade", lembrou. Em sua fala, o professor agradeceu especialmente a professora Elena Ortiz, da FL, que tanto lhe orientou e ensinou quando era coordenador de pós-graduação do Instituto de Química. "Que venham muitos mais anos e muito mais conquistas para todos que tanto merecem. Nós enquanto universidade pública continuaremos permanecendo e resistindo", concluiu.

IMG-20221108-WA0036.jpg

Jamesson Buarque e reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, durante as comemorações no hall do bloco Bernardo Elis

IMG-20221109-WA0007.jpg

Bloco Bernardo Elis comemora seus 10 anos de construção