THE_World-University-Rankings_2023

UFG é a 27ª IES brasileira no World University Ranking 2023

Sur 14/10/22 14:09.

Classificação da THE revela que Universidade se destacou em ensino, citações e pesquisa

THE_World-University-Rankings_2023
Caption

O World University Ranking 2023 da Times Higher Education (THE) foi divulgado na quarta-feira (12/10). A classificação deste ano inclui 1.799 instituições de ensino superior (IES) de 104 países. Pela sétima vez a Universidade Federal de Goiás (UFG) faz parte da lista e está na posição mundial 1.201-1.500. Em termos nacionais, é a 27ª colocada entre 73 instituições de ensino superior (IES) brasileiras participantes.

Os organizadores do World University Ranking 2023 explicam que a classificação é feita a partir de 13 indicadores que medem o desempenho de uma universidade em cinco áreas para as quais são atribuídos pesos: ensino, pesquisa e citações (30% cada um), perspectivas internacionais (7,5%) e receita da indústria (2,5%).

Para esta edição, a THE analisou mais de 121 milhões de citações em mais de 15,5 milhões de publicações de pesquisa e incluiu respostas de 40.000 acadêmicos em todo o mundo. No geral, foram coletados mais de 680.000 pontos de dados de mais de 2.500 instituições que os enviaram.

Variação positiva

Neste ano, a UFG sobressaiu na área de ensino (ambiente de aprendizagem), avaliada com 22,5 pontos e que tem variado positivamente desde o ranking de 2021. Quanto às citações (influência da pesquisa), a UFG também tem crescido, com a passagem do escore de 14 em 2017 para 19,2 em 2023.

A pesquisa chama a atenção pois de 2017 (7,1) a 2023 (13), experimentou um incremento de 83% na pontuação. Nesta área são avaliadas questões como a reputação de excelência da pesquisa da UFG, e a produtividade, por meio da contagem de publicações que fazem parte do Scopus, o maior banco de dados de periódicos acadêmicos.

O pilar renda da indústria, que está relacionado à transferência de conhecimento, tem se mantido estável com aproximadamente 39 pontos. Já o de perspectivas internacionais tem experimentado um incremento do escore desde o ranking 2018, com a pontuação passando de 17,6 para 23,7 em 2023.

Recortes

A Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG (Secplan) também analisou recortes do desempenho da UFG no World University Ranking 2023. Ficou constatado que, separadamente da classificação geral na qual a UFG está situada na faixa da 1.201ª-1.500ª colocação, a Universidade se destacou ainda mais em áreas como a de Educação, que está entre as 500 melhores do mundo. As áreas Clínica e Saúde e de Ciências Sociais estão entre as 600 melhores. Já Ciências da Vida e Ciências da Computação figuram entre as 800 melhores do mundo.

O diretor de Estudos Estratégicos (DEE) da Secplan, Paulo Henrique Cirino Araujo, verificou as performances de IES de países em desenvolvimento. "A UFG neste recorte do ranking fica entre as 500 melhores universidades, enquanto que, só na América Latina, ela fica na posição 41 [Latin America University Rankings 2022]. O que é um excelente resultado", conclui.

Topo global

A THE relata que a Universidade de Oxford continua no topo da lista global do World University Ranking 2023, liderando o ranking pelo sétimo ano consecutivo. A Universidade de Harvard permanece em segundo lugar, mas a Universidade de Cambridge salta do quinto lugar no ano passado para o terceiro lugar. A nova entrada mais alta é a Universidade Humanitas da Itália, classificada na faixa 201-250.

Os Estados Unidos são o país mais representado no geral, com 177 instituições, e também o mais representado no top 200 (58). A China continental tem agora o quarto maior número de instituições no top 200 (11, em comparação com 10 no ano passado), superando a Austrália, que caiu para o quinto (junto com a Holanda).

Cinco países entram pela primeira vez no ranking – todos eles em África (Zâmbia, Namíbia, Moçambique, Zimbabué e Maurícias).

Harvard lidera o pilar de ensino, enquanto Oxford lidera o pilar de pesquisa. No topo do pilar internacional está a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Brasil

No Brasil, as cinco primeiras colocadas são Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

A Times Higher Education (THE) é uma revista inglesa de educação superior, criada em 1971, publicada pela TES Global e afiliada ao jornal britânico The Times. O ranking está entre os mais influentes e reconhecidos do mundo, juntamente com o QS World University Rankings e o Academic Ranking of World Universities, mais conhecido como Ranking de Xangai.

UFG está entre as 20 melhores IES do Brasil no Ranking Xangai

UFG está entre as principais Universidades da América Latina

UFG se destaca em ranking internacional

Source: Secom UFG, com informações da THE