Consulta pública estágio 2022 (2) - banner - 29-9-22

Prograd faz consulta pública com estudantes sobre estágio

En 29/09/22 10:48 .

Além de relatar a experiência no estágio, discente pode propor melhorias na atividade e no curso

Consulta pública estágio 2022 (1)

Texto: Versanna Carvalho, com informações da Prograd UFG

Qual é a contribuição do estágio para a formação acadêmica e aquisição de experiência? Esta é a pergunta norteadora do levantamento "Consulta pública do estágio pelo discente UFG" que a  Diretoria de Acompanhamento e Promoção Estudantil da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (Dape-Prograd-UFG) faz aos estudantes de graduação da Instituição.

O objetivo do questionário é avaliar quanto o estágio contribui para a formação e aquisição de experiência. A participação dos discentes é voluntária, ela não acarretará nenhum ônus e tampouco proporcionará nenhum benefício financeiro. Por outro lado, cada participante contribui para a melhoria do processo de estágio para os  colegas que virão a fazer estágio.

Para chamar a atenção dos mais de 21 mil estudantes, foi lançada a campanha intitulada "O estágio é fundamental da formação. Conte-nos como foi a sua experiência". Com banner no site da Prograd e do Portal UFG. A campanha também está sendo veiculada nas redes sociais oficiais da UFG.

Quem já tiver realizado estágio e tiver interesse em participar do levantamento basta acessar e preencher um formulário eletrônico. Para aqueles aqueles que estão realizando estágio não obrigatório, a Central de Estágios da UFG enviará uma solicitação de preenchimento da consulta pública quando o relatório final de cada estágio é entregue. Eventuais dúvidas sobre a consulta podem ser sanadas pela equipe da Dape por meio do  número de telefone (62) 3521-1478 ou pelo e-mail centraldeestagios.prograd@ufg.br.

Perguntas

Além das perguntas iniciais, para traçar o perfil do respondente, o levantamento busca saber se o estágio durou menos de um ano e qual teria sido a razão do encerramento do contrato de estágio. As questões são objetivas (pergunta de resposta fechada), na qual pode-se escolher uma opção de resposta, ou múltiplas respostas conforme o enunciado.

O participante vai poder falar o que gostou ou não na experiência de estágio, se foi bem orientado (professor) e supervisionado (empresa), se havia uma correspondência com o que estuda na graduação, se contribui para a formação acadêmica e profissional, se o recomendaria a outros colegas e outras perguntas.

O estudante também avalia o seu próprio desempenho no estágio, respondendo sobre a qualidade do trabalho executado, organização dos processos, capacidade de manipular equipamentos e operar softwares utilizados, criatividade, ambiente de trabalho, normas de segurança, iniciativa e independência na realização das atividades, dentre outras questões.

No final, o discente pode discorrer sobre como o aprendizado no estágio poderia ser mais eficaz; mudanças no curso para melhor formação dos estudantes; e observações sobre o estágio.

Prograd avança na missão de valorizar o ensino e a docência na UFG

UFG tem pluralidade dentro dos câmpus

Central de Estágios UFG fica em 1º lugar no Prêmio IEL de Estágios 2021

Fuente: Secom UFG com informações da Prograd UFG