JoanaSanchez_FerandodeNoronha_SET22 (1)

Docente da UFG capacita guias e condutores em Fernando de Noronha

Em 28/09/22 10:22.

Participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre Geologia e risco das áreas turísticas

JoanaSanchez_FerandodeNoronha_SET22 (1)
Grupo em atividade prática do treinamento

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Divulgação

A professora do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Joana Sanchez, ministrou um curso para guias e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  (ICMBio) no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Intitulada “Geologia de Fernando de Noronha: rochas e risco”, a capacitação teve 8 dias de duração e foi realizada em agosto no Centro de Visitantes do ICMBio. Foram abordados temas como geologia básica, minerais e rochas, formação do universo, vulcanismo, rochas vulcânicas, rochas da ilha de Fernando de Noronha, além de aulas práticas de campo.

JoanaSanchez_FerandodeNoronha_SET22 (2)
Carolina Reis (esq) e Joana Sanchez (à direita) organizando material para o curso

Joana Sanchez conta que o convite foi feito depois que ela realizou o inventário do risco das praias de Fernando de Noronha. “Fomos chamadas para dar aula para os guias, educar em geologia e sobre o risco das áreas turísticas”, disse.

JoanaSanchez_FerandodeNoronha_SET22 (3)
Foram abordados temas como geologia básica, minerais e rochas, vulcanismo e outros

Ao ser perguntada sobre a receptividade dos participantes ao conteúdo da capacitação, a docente afirmou terem sido positivas. “A avaliação foi muito boa, os resultados foram espetaculares. Depois das aulas, os guias e condutores entenderam a importância do mapeamento geológico e as intervenções que foram realizadas nas praias, inclusive com o fechamento de uma delas [Praia do Sancho] e posterior abertura, obrigando a trilha ser realizada com capacete”, relatou.

Para a pesquisadora da UFG, ”o mais importante foi a conversa com os guias, condutores e moradores locais explicando a importância do trabalho”, concluiu.

JoanaSanchez_FerandodeNoronha_SET22 (4)
Aulas foram ministradas no Centro de Visitantes do ICMBio