siass sa 1

Campanha do Siass oferece palestras sobre saúde mental

Sur 16/09/22 15:44.

Iniciativa faz parte das ações do setor em alusão ao Setembro Amarelo

Os servidores da Divisão de Logística da Universidade Federal de Goias (Dlog/UFG) participaram de uma palestra promovida pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) na quarta-feira (14/9). A ideia era parar por um momento com as ações laborais para se discutir o tema "saúde mental". Por videoconferência, a psiquiatra Manuella Gonçalves de Almeida Lima e o psicólogo Robert Veras, servidores do Siass, conversaram com os presentes e propuseram atividades com o objetivo de trazer à tona relatos sobre os cuidados com a saúde mental.

Primeiro, eles foram convidados a participar de uma meditação guiada. Em seguida, cada um se apresentou: a realidade da Dlog compreende pessoas que já estão na UFG há décadas e outros que acabaram de chegar. Um exemplo disso é Wilson, que trabalha há 51 anos na Universidade e agora espera a aposentadoria. Já viu os filhos se formarem na Instituição e agora assiste os netos no mesmo caminho. Reinaldo também está na UFG há muito tempo: 37 anos, 10 deles como motorista de ambulância no Hospital das Clínicas. Afirma que vai trabalhar até os 75 anos, quando chegar a aposentadoria. Sebastião Vasconcelos, "Tiãozinho", 42 anos de UFG no mesmo setor - Controle de Estoque - e se declara bastante satisfeito por todo esse tempo que dedicou à Instituição.

siass sa 1

Na terceira atividade, os presentes contaram o que têm feito para cuidar da saúde mental: praticar atividades físicas, pescaria, leitura, ir à igreja, sair com os amigos e se reunir com a família. Logo após, cada um avaliou como se sentia ao final da palestra. Muitos afirmaram se sentir mais tranquilos e também sugeriram repetir esses momentos periodicamente para ter a oportunidade de aprendizado e integração com os colegas do setor. Descontração foi outra palavra usada para representar o que foi vivido naquele evento.

O fisioterapeuta do Siass, Hugo Serrano, ressaltou a importância das pausas durante o expediente de trabalho: para quem fica muito tempo sentado, o ideal seria se levantar e alongar cinco minutos a cada uma hora trabalhada. Para exemplificar, ensinou uma sequência de alongamentos aos servidores, que repetiram os movimentos. A assistente social do Siass, Diana Alves de Rezende Kokrda, que junto com Hugo fez a mediação da palestra, informou sobre as atividades em comemoração ao dia do servidor, que será realizada às 9h, no dia 26/10 no Câmpus Samambaia, e 27/10, no Câmpus Colemar Natal e Silva. Também distribuiu informativos sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que tratam da prevenção de câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.

Source: Secom

Catégories: Notícias SIASS DLOG