LaísThomaz_DiegoMagalhães

UFG conquista Cátedra Jean Monnet da União Europeia

在 09/09/22 15:02 上。

Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de três anos e receberão 50 mil euros

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionada para receber a Cátedra Jean Monnet. Trata-se de um posto de ensino concedido pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), da União Europeia, por um período de três anos.

A Cátedra Jean Monnet é promovida como forma de aprofundar o ensino dos assuntos europeus integrado no programa curricular oficial de uma instituição de ensino superior, bem como proporcionar a ampliação de debates acerca de temas cada vez mais priorizados no mercado de trabalho. A política externa europeia para os direitos humanos e a democracia, como instrumento estratégico da ação externa da União Europeia e para suas relações com o Brasil e a América Latina, são temas comumente abordados na Cátedra.

Entre 2014 e 2020, das 9 propostas de Cátedra Jean Monnet submetidas por instituições brasileiras, 5 foram aprovadas. Em 2021, considerando a Cátedra Jean Monnet e outras chamadas da União Européia, foram recebidas 810 propostas e selecionadas 281, atribuindo-lhes orçamento de 16 milhões de euros. Neste ano, o total foi de 774 propostas, sendo 58 para Centros de Excelência, 122 para Cátedras e 594 para Módulos. Para América Latina, o orçamento de 2022 é de aproximadamente 744 mil euros.

No projeto da UFG os coordenadores são os professores do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, Laís Thomaz e Diego Magalhães. Além dos coordenadores, compõem o time de especialistas outros professores da UFG: Emiliano Lôbo de Godoi (EECA/UFG), Laerte Guimarães Ferreira (Iesa/UFG), Rejane Faria Ribeiro-Rotta (FO/UFG), Jessica Traguetto (FACE/UFG), Carlos Gustavo Martins Hoelzel (FAV/UFG), Karla Emmanuela Ribeiro Hora (EECA/UFG). Flavia Freire (Proec) e Luizmar Adriano Junior (PRPI) também fazem parte da equipe.

Os professores e pesquisadores Karina Mariano (Unesp), Tomaz Esposito Neto (UFGD) e Roberto Goulart Menezes(UnB) também colaboram com este grupo, formando uma equipe interinstitucional.

A ideia é desenvolver um hub de integração de conhecimentos interdisciplinares e inovadores e valores relacionados à sustentabilidade dentro da UFG. Este hub abordará os principais valores e interesses da UE em relação ao papel da Europa no mundo. Serão abordados temas como a Década Digital da Europa e o Pacto Ecológico (Green Deal) da UE. Também serão desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão explorando os temas de boas práticas e simulações que possam envolver toda a sociedade. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos em três anos e terão um apoio de 50 mil euros da UE.

É válido ressaltar que hoje a UFG possui 61 acordos com universidades europeias, sendo 20 deles com Portugal. Segundo Laís Thomaz, secretária de Relações Internacionais da UFG (SRI), “outros onze acordos estão sendo negociados e há a perspectiva de entrarem em vigor ainda este ano”.

Evento com embaixador

O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio, esteve na UFG no dia 22 de Agosto de 2022. O embaixador ministrou a palestra Políticas da União Europeia para a Sustentabilidade: os Desafios da Agenda 2030, no Teatro Belkiss Spenciéri Carneiro de Mendonça, na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG).

Além de conhecer o Câmpus Samambaia e o Câmpus Colemar Natal e Silva, o embaixador visitou o Parque Tecnológico Samambaia (PTS).

Saiba mais sobre a Cátedra Jean Monnet https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt-pt/opportunities/opportunities-for-organisations/jean-monnet-actions/jean-monnet-chairs
Leia mais
Sustentabilidade é a base para o progresso no pós-covid, diz embaixador
UFG promove mesa-redonda sobre sustentabilidade com embaixador da UE
LaísThomaz_DiegoMagalhães
Professores Laís Thomaz e Diego Magalhães

资源: SRI UFG

类别: Notícias SRI