Espaço das Profissões Itinerante 6-9-22 Post

Espaço das Profissões Itinerante vai para o Jardim Guanabara

En 05/09/22 08:43 .

Evento que aproxima a UFG dos estudantes da educação básica volta a ser realizado nos bairros

Texto: Versanna Carvalho

O Centro Esportivo do Guanabara 2 recebe na terça-feira (6/9) a 2ª edição do projeto Espaço das Profissões Itinerante. Neste dia, das 9h às 20h, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vão levar um pouco do que é a Universidade para a região norte de Goiânia.

O público-alvo do projeto são estudantes da educação básica da região do Setor Guanabara e vizinhança. Durante o evento serão apresentados em estandes os cursos de graduação da UFG, informações sobre formas de ingresso, cotas, acessibilidade e assistência estudantil oferecidas pela UFG.

A iniciativa também é direcionada à comunidade de modo geral, pois além da apresentação dos cursos, serão feitas ações de extensão e de serviços prestados pela UFG à população.

Turnos escolares

A coordenadora do Espaço das Profissões Itinerante, Janice Pereira Lopes, destaca que a atividade será realizada durante todo o dia, das 9h às 20h, "para que possamos atingir os três turnos de atividades escolares, incluindo os estudantes do período noturno".

O evento está sendo organizado com o apoio das escolas da região, que estão inserindo a visitação ao Espaço das profissões como uma atividade escolar no dia do evento. "Nossa expectativa é grande em relação ao alcance e participação das comunidades escolares da região do Guanabara", afirma Janice.

Janice Lopes pontua o quão desafiador é realizar a segunda edição do evento presencialmente, "depois das limitações trazidas pela pandemia que nos impediu de estar mais próximos da comunidade externa à UFG e à comunidade da educação básica".

Sobre o Espaço das Profissões

Realizado pela primeira vez em setembro de 2009, o Espaço das Profissões é uma exposição que aproxima os universitários e profissionais da Instituição de diversas áreas do conhecimento de estudantes interessados em ingressar na UFG. O objetivo do evento é propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer a Universidade e os cursos de graduação oferecidos gratuitamente.

A versão itinerante do Espaço das Profissões foi iniciada em agosto de 2019, no Jardim Curitiba I. A estratégia mais uma vez é aproximar a UFG dos estudantes da educação básica, sobretudo a parcela que não consegue participar do Espaço das Profissões, que antes da pandemia era realizado presencialmente, uma vez por ano, no Câmpus Samambaia da UFG.

Estude na UFG

A UFG é uma instituição pública e gratuita que oferece cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. As modalidades de ingresso na UFG são: Sistema de Seleção Unificado (Sisu), UFGInclui, processo seletivo para cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), Educação do Campo, Educação Intercultural Indígena ou Preenchimento de Vagas Remanescentes, além do Processo Seletivo de Cursos a Distância. Atualmente a UFG conta com mais de 21 mil estudantes.

Espaço das Profissões Itinerante 2022

Data: 6 de setembro de 2022 (terça-feira)

Local: Centro Esportivo do Guanabara 2

Endereço: Rua Gb 5 com Rua Gb 7 - Jardim Guanabara 2, Goiânia - GO, CEP: 74.680-740