curta o campus

Curta o Câmpus marca 60 anos da Rádio Universitária

Em 03/09/22 19:16.

Evento foi realizado no estacionamento da Rádio no dia 3 de setembro

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás teve uma manhã diferente no dia 3 de setembro. Foi realizada mais uma edição do Curta o Câmpus, dessa vez na Rádio Universitária, localizada no Lago das Rosas. O evento que é realizado desde 2018, mas foi suspenso durante a pandemia, busca ser um espaço de integração entre a UFG e a sociedade, levando diversas atividades lúdicas e também mostrando um pouco do que é produzido na universidade para os visitantes. Dessa vez a edição comemorou os 60 anos da Rádio Universitária, completos em setembro de 2022. A edição chamada de Edição da Comunicação teve apoio da Secretaria de Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, TV UFG e Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

 

libris
Biblioteca Libris da FIC esteve presente no evento com livros infantis para os visitantes 

 

Logo na entrada era possível aferir a pressão e averiguar a glicose no sangue. Francisco Amorim que visitou o evento a convite de amigos da UFG, fez seu teste com as ligas acadêmicas que estavam a postos para o atendimento no evento. Ele ressaltou que a importância da iniciativa: “Iniciativas educativas são tudo nesse país”, avaliou. 

Muitas crianças também participaram do evento, nas oficinas de zine, conhecendo sobre fungos no Programa de Educação Tutorial - Pet Bio e visitando os estúdios da Rádio Universitária, para ver como é feita a programação. Muitas outras atividades também estavam disponíveis aos visitantes como o Tour 360º realizado pelo Digital Lab na exposição UFG na pandemia, um quiz chamado Fato ou Fake que testava os conhecimentos dos visitantes sobre a participação da UFG em pesquisas, além de apresentações culturais e a transmissão ao vivo da programação da Rádio Universitária. 

 

apresentação cultural
Maria Vitória e Augusto foram uma das atrações culturais do evento

 

O professor Salvio Juliano da Secretaria de Comunicação da UFG ressaltou a importância da integração da comunicação da universidade na promoção de atividades conjuntas e a história da Rádio Universitária. O Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), Daniel Christino e a Diretora da Fundação Rádio e Televisão  Educacativa e Cultural, Silvana Coleta também ressaltaram a parceria com a Rádio. A Diretora da Rádio Universitária, Márcia Boaratti destacou o empenho de todos na organização do evento e das comemorações do aniversário.

 

tour 360
Tour 360º da Exposição UFG na Pandemia, produzido pelo Digital Lab

 

A Reitora da UFG, Angelita Lima, também lembrou o momento histórico tão importante para a  Rádio Universitária em seus 60 anos e ressaltou que em breve a Rádio deve ser FM, o que dará outro fôlego à programação. Também ressaltou que o Curta o Câmpus  é sempre realizado em um dos “quintais” da UFG e que esse é um dos quintais que ela mais ama: “Me formei nessa rádio, passei parte de minha atuação profissional aqui e esse é um quintal que a universidade precisas dar mais visibilidade”, explicou. Ela também ressaltou a importância do Curta o Câmpus para aumentar a cada dia a participação da comunidade dentro da UFG. A pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro, também agradeceu a toda a organização das atividades e a todos os envolvidos na realização desta edição. 

 

Angelita curta o câmpus
Edição comemorou o aniversário de 60 anos da Rádio Universitária

Confira mais fotos do evento

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Proec Rádio