[A20-CPA-073]_Avaliação_Institucional_2022-1-capa-noticias-01.png

在 25/08/22 11:33 上。

Preencha formulário no Sigaa até o dia 30 de setembro

Texto: Caroline Pires

Tão importante quanto planejar e executar as ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, é zelar pela manutenção da cultura de autoavaliação na universidade, uma vez que ela possibilita a tomada de decisões e o cumprimento da missão institucional da UFG, enquanto instituição social e promotora da educação superior. É com esse princípio norteador que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) convida a comunidade acadêmica para participar da Avaliação Institucional 2022/1, entre os dias 29/8 e 8/9 no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O presidente da CPA/UFG, Paulo Henrique Cirino Araújo, explica que o processo de avaliação institucional é realizado duas vezes ao ano e que é de extrema importância para o bom desenvolvimento da Universidade. "Quanto maior a participação da comunidade acadêmica, fornecendo informações e percepções sobre diversos aspectos da UFG, das suas unidades acadêmicas e cursos, tão maior será o embasamento durante as atividades de planejamento institucional. Ainda, associada à importância oferecida pela Reitoria e pró-reitorias aos resultados elaborados pela CPA, a Avaliação Institucional tem se configurado como peça fundamental para ao desenvolvimento da UFG ao longo dos anos", explicou. Os resultados das avaliações institucionais ficam disponíveis no Portal Analisa Dados UFG.

O que é a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2004. Como atribuições da CPA, se destaca a condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Contudo, a UFG já era pioneira neste processo, uma vez que desde 1994 começou a realizar as avaliações dos cursos de graduação, na época sob a coordenação da professora Sandramara Matias Chaves. No ano de 1998 se iniciou o processo de construção coletiva de um modelo de avaliação institucional com perspectiva formativa.

Já em 2002, foi concebido o Programa de Gestão Estratégica (PGE), que determinou os marcos teóricos, com os pilares: integração dos processos autoavaliativos; a participação coletiva; a perspectiva da globalidade; o processo formativo e ético; a integração de múltiplos instrumentos avaliativos e a combinação de diversas metodologias; o respeito à identidade e história de cada local de trabalho da UFG.
Em 2024, a Comissão Própria de Avaliação da UFG comemora anos de Avaliação Institucional e diversas melhorias na Instituição foram por meio dos diagnósticos realizados pela CPA.

Vale lembrar que a CPA mantém permanentemente um canal de comunicação com toda a comunidade da UFG, por meio do site: cpa.secplan.ufg.br.

[A20-CPA-073]_Avaliação_Institucional_2022-1-banner-01.png

资源: Secom/UFG