Top900 (3) - Ranking Xangai

UFG está entre as 20 melhores IES do Brasil no Ranking Xangai

在 24/08/22 12:07 上。

Número de pesquisadores citados em bases científicas internacionais impactou na classificação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou classificada entre as 20 instituições brasileiras mais relevantes e no contexto mundial, ficou posicionada no extrato das 900 instituições mais importantes do Academic Ranking of World Universities (ARWU), conhecido também como Ranking Xangai. Anualmente, mais de 2.000 Universidades são avaliadas, classificadas e as mil instituições com melhor desempenho são anunciadas. Na região Centro-Oeste, o ranking é liderado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela UFG.

Além do Ranking Xangai, a UFG também foi classificada por dois rankings do Reino Unido, internacionalmente reconhecidos. No ranking Times Higher Education (THE), a UFG foi classificada entre as 1.200 instituições mais importantes do mundo e, no ranking QS World University, entre as 900 universidades mais reconhecidas. Ainda, o ranking QS aponta a UFG como uma das 50 instituições de ensino e pesquisa mais relevantes da América Latina.

De acordo com a equipe da Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (Secplan) da UFG, os principais fatores que posicionaram a UFG nos rankings internacionais foram o número de pesquisadores altamente citados em bases científicas internacionais, o elevado nível de publicações internacionais e a habilidade da instituição em desenvolver parcerias com outras instituições, empresas e organismos nacionais e internacionais.

Todo esse reconhecimento, confirmado pelos três rankings internacionais mais relevantes na área científica e de ensino, reafirma o comprometimento da UFG com avanços científicos, com a qualidade do ensino e reafirma seu importante papel na transferência de conhecimento no estado de Goiás e no país. Além disso, cada vez mais, o desempenho acadêmico e a interação da UFG com a comunidade científica internacional vem sendo confirmado por esses rankings estrangeiros.

Sobre o ranking Xangai

Ranking Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU), é um ranking de instituições de ensino superior feito até 2008 pela Universidade Jiao Tong de Xangai e desde então pela Shanghai Ranking Consultancy. A classificação avalia e identifica universidades com notório desempenho, desde que tenham pesquisadores laureados com Nobel, medalha Fields, com elevado nível de publicações, citações internacionais ou com trabalhos publicados em revistas como Nature ou Science.

UFG está entre as melhores do Brasil no Ranking de Shangai

UFG está entre as principais Universidades da América Latina

UFG se destaca em ranking internacional

资源: Secom/UFG, com informações da Secplan/UFG