tamapatas destaque

Tampatas recolhe tampas na UFG para castração de animais abandonados

En 17/08/22 11:27 .

Campanha alia iniciativa de reciclagem com cuidado de cães e gatos em situação de rua

Tampatas Banner Ciar

Texto: Raniê Solarevisky - Ciar/UFG
Imagem: Renato Galhardo - Ciar/UFG

O Projeto Tampatas, iniciativa independente mantida com doações, agora tem 13 pontos de coleta de tampinhas plásticas em diversos prédios da UFG (confira no mapa logo abaixo), em Goiânia. O projeto recolhe tampinhas para destinar à reciclagem, utilizando o recurso obtido para a castração de animais abandonados. A instalação dos pontos de coleta na universidade foi articulada pelo Ciar/UFG.

Desde o início de suas atividades em 2018, o Tampatas já recolheu 84,4 toneladas de tampinhas que custearam 876 castrações. Segundo a coordenadora do projeto, Regina Célia Losada, o Tampatas alia sustentabilidade e ações sociais por meio da doação voluntária de tampinhas. "Acreditamos que somente reduzindo a superpopulação de cães e gatos em situação de rua, que conseguiremos colocar um fim no triste ciclo do abandono. Castração é amor e cidadania! Buscamos transformar o que iria poluir em amor pelo meio ambiente e animais", argumenta.

Além da castração, o projeto também planta uma árvore para cada animal castrado, em parceria com os Plantadores de Água. "Já temos uma florestinha representando esses animais na Reserva Vereda dos Buritis", revela Regina Célia.

Cuidado e abandono

De acordo com a vice-diretora e coordenadora financeira do Ciar, Silvia Figueiredo, a ideia de espalhar pontos de coleta do Tampatas na UFG surgiu para apoiar o projeto, além de facilitar o trabalho de acolhimento e cuidado que ela e uma amiga já realizavam com os animais abandonados. "A iniciativa se deu através de várias conversas com uma colega da UFG, Marcela Souza, sobre os animais em situação de rua. Principalmente os que foram abandonados na UFG durante a pandemia. A castração desses animais é um ato de responsabilidade e uma das ações mais eficazes contra o abandono, maus tratos, prevenção de várias doenças e, principalmente, o aumento da população de [animais na] rua", explica.

Dados do instituto Ampara Animal mostram que o abandono de animais de estimação aumentou em mais de 60% no Brasil durante a pandemia. O Conselho Federal de Medicina Veterinária chegou a emitir um alerta sobre a situação, chamando a atenção para a responsabilidade no momento de cuidar de um animal e para os riscos sociais, sanitários e ambientais que o abandono produz. A castração dos animais que são abandonados é apontada como uma maneira de diminuir os impactos produzidos pelo abandono.

"Diante dessas conversas, a Marcela Souza perguntou se não poderíamos fazer os cartazes para colar nas lanchonetes do campus Samambaia. Mas achei muito pouco colocar pontos [de coleta] apenas nas lanchonetes e tive a ideia de compartilhar no grupo de coordenadores administrativos da UFG e perguntar se tinham interesse em colocar pontos de coleta nas suas unidades/órgãos. Vários responderam que gostariam de ajudar o projeto", relata.

Pontos de Coleta

Até o momento, além do Ciar, outros 12 prédios nos câmpus da UFG aceitaram participar da ação. Confira o mapa com os pontos de coleta em prédios da UFG:

Consultada sobre a ação, a Secretaria de Infraestrutura da UFG, responsável pelo programa UFG Sustentável, disse apoiar . "Primeiramente parabéns pela iniciativa. Não vemos restrição alguma à ação, uma vez que a soma de pequenas ações trazem melhores resultados do que grandes ações planejadas e não implementadas. Temos normativas para a destinação de resíduos gerados pela administração pública Federal, no entanto, as tampinhas não são geradas pela UFG e, na maioria das vezes, serão trazidas pelos usuários para a destinação solidária proposta por vocês", declarou o diretor de meio ambiente da Seinfra, José Maurício Ogata.

Pontos de Coleta Tampatas na UFG - Câmpus Samambaia

Ciar UFG

Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim

Lanchonete Delícias do Câmpus