reunião reitores - ufg e hebei

UFG discute parceria com Universidade de Medicina Chinesa de Hebei

Em 16/08/22 12:57.

Um dos temas foi a cerimônia de inauguração do Instituto Confúcio da UFG, adiada devido à covid-19

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução Zoom

Confúcio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou uma reunião com a Universidade de Medicina Chinesa de Hebei (UMCH), na segunda-feira (15/8), para falar sobre a parceria entre as duas instituições. A reunião foi mediada pelo diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Francisco Quaresma de Figueiredo, e pela diretora da Faculdade de Educação Internacional da UMCH, Zhao Meishang (Julia). O encontro foi o primeiro da nova gestão da UFG com os gestores da universidade chinesa e serviu para a discussão sobre os próximos passos da parceria.

A presidente da UMCH, Gao Weijuan, destacou o desejo de que a cerimônia de inauguração do Instituto Confúcio da UFG ocorra em breve, preferencialmente, ainda no segundo semestre deste ano. Esse ato estava previsto para início de 2020, mas o surto global da pandemia da covid-19 prejudicou a presença presencial dos professores chineses no Brasil.

A vice-presidente da UMCH, Zhang Mingli, falou sobre o desenvolvimento da parceria com a UFG e a criação do Centro de Medicina Chinesa Hebei-Goiás: “O Instituto Confúcio vai se concentrar no intercâmbio da cultura e no ensino da medicina chinesa, enquanto o Centro vai concentrar as pesquisas científicas e o treinamento de habilidades clínicas da medicina chinesa, além de serviços de assistência médica”.

“A China é uma parceira estratégica para o Brasil, temos feito muitos negócios com o país e é nosso interesse que a UFG se torne um hub de estudos com os chineses”, ressaltou a secretária de Relações Internacionais da UFG, Laís Thomaz.

O vice-reitor Jesiel Carvalho comentou que a colaboração com a Universidade de Hebei é motivo de honra e muito relevante para a UFG: “Esperamos que essa colaboração dure para sempre, continue a crescer e a se expandir, esse é o nosso desejo, a nossa confiança e vamos nos empenhar nesse sentido”.

Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, agradeceu ao trabalho do professor Francisco Quaresma e a dedicação da gestão anterior da Universidade para o desenvolvimento da parceria com a Universidade de Hebei. “Esse trabalho é que permitiu que chegássemos ao dia de hoje realizando essa reunião para afirmar aos nossos parceiros chineses que mantemos o compromisso e vamos nos empenhar para fortalecer o Instituto Confúcio aqui na UFG. Queremos o fortalecimento do intercâmbio cultural, não apenas no aspecto da língua, mas nos conhecimentos e no avanço das pesquisas. Isso torna a UFG uma universidade mais forte e internacionalmente mais consolidada”.

A reunião também contou com a presença, pela UFG, da diretora da Faculdade de Enfermagem, Camila Caixeta, e da secretária do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Denise Barros; e pela UMCH, da diretora do Escritório Internacional, Gao Shuhui, da diretora da Faculdade de Acupuntura, She Yanfen, da diretora da Faculdade de Enfermagem, Zhang Ying,e do diretor chinês do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Wang Xu.

Fonte: Reitoria Digital

Categorias: Notícias Instituto Confúcio FL FEN