Ru2

Colabore para o bom funcionamento dos RUs

Em 15/08/22 11:40.

Prae recebe contribuições para fiscalização por meio do envio de e-mail com sugestões e críticas

Texto: Caroline Pires

Muito provavelmente as 2.500 pessoas que passam diariamente pelos Restaurantes Universitários (RUs) da UFG e consomem as 2.700 refeições diariamente servidas em Goiânia, não conhecem as inúmeras etapas que são cumpridas até que um alimento esteja disponível para consumo. Todo o processo é realizado por uma empresa terceirizada, a Vogue Alimentação e Nutrição, e uma Comissão composta por servidores e estudantes da UFG verifica o cumprimento do contrato e a qualidade dos serviços prestados. Infrações às boas práticas na manipulação de alimentos ou ao contrato são registrados pelo Serviço de Nutrição da Prae, que atua como fiscal técnico. Contudo, para além deste trabalho é fundamental a participação dos usuários dos restaurantes, que também devem atuar como fiscais do serviço oferecido.

Ao zelar pela transparência e disponibilização de meios de comunicação entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que supervisiona o serviço, e a comunidade, a pró-reitora Adjunta, professora Rosângela de Oliveira Alves Carvalho, destaca que a Prae atua para exigir que a prestação do fornecimento de alimentos seja feita seguindo as diretrizes de higiene e qualidade adequadas. “É fundamental a participação daqueles que se alimentam nos restaurantes, informando sobre a qualidade das refeições e, quando necessário, utilizando os canais institucionais, sendo específicos nas suas reclamações. Todas elas são apuradas com a máxima atenção e alicerçam a avaliação e construção do relatório pela Comissão Fiscalizadora”, afirmou. A professora lembrou ainda que a empresa vencedora da licitação presta um serviço para a UFG e deve cumprir rigorosamente todas as especificações do contrato.

É importante destacar que o serviço de contratação de empresa para a prestação de serviços de alimentação e nutrição nos restaurantes universitários da UFG é objeto de licitação e, a cada 12 meses, o contrato pode ser renovado ou não, por isso é de extrema importância que a universidade receba formalmente dos usuários as avaliações detalhadas e periódicas sobre o serviço prestado. “Sem informações quanto ao local, data, hora e tipo da refeição não é possível que façamos a apuração adequada das denúncias. Por isso é tão importante o detalhamento por parte da comunidade que passa pelos RUs todos os dias”, reforçou. A professora convida todos os usuários dos restaurantes a serem parceiros da Prae, fiscalizando e denunciando, nos meios de comunicação corretos, sempre quando houver necessidade.

Conheça a Comissão Fiscalizadora dos Restaurantes Universitários
A Comissão Fiscalizadora do Contrato entre UFG e Vogue Alimentação e Nutrição Ltda para administração dos restaurantes na UFG atua com a participação de representantes da comunidade universitária. A representação estudantil na comissão é composta por três estudantes, e respectivos suplentes, convidados entre os alunos que mais utilizam os serviços do restaurante. Além disso, compõe a comissão representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Pró-Reitoria de Administração (Proad), Faculdade de Nutrição (Fanut) e da própria Prae.

Como denunciar problemas no RU?
Para a correta apuração de qualquer intercorrência relacionada à prestação de serviço ao Restaurante Universitário, é importante que o denunciante registre no Caderno de Ocorrências ou envie e-mail para nutricao.prae@ufg.br, detalhando o problema. A coordenadora do Serviço de Nutrição, Samantha Araújo, explica que na denúncia deve ser informado o horário, local e descrição do fato. “O registro detalhado das reclamações pelos usuários permite a apuração dos fatos e a inclusão das infrações no Relatório de Fiscalização do contrato, o que pode gerar penalidade à empresa”, frisou.
Vale lembrar que o caderno de ocorrências está disponível em ambos os restaurantes universitários da UFG para o recebimento de denúncias, sugestões e reclamações, que também são apuradas pelo Serviço de Nutrição da Prae.

Facilidades para usuários
O aplicativo RU UFG, disponível em Android e iOS, possibilita aos usuários conferir o cardápio semanal e enviar sugestões, críticas e elogios, além de funcionar como uma carteira de identificação para acesso aos restaurantes. Rosângela Carvalho explica que o uso do aplicativo é fundamental para facilitar o fluxo de entrada nos espaços e diminuir o período gasto nas filas. “A apresentação do QR code diminui consideravelmente o tempo de espera para ingressar no restaurante. Por isso é fundamental que todos os estudantes que utilizam o RU tenham o aplicativo instalado e o usem diariamente”. Contudo, é preciso ressaltar que o maior fluxo de pessoas nos RUs é no horário do almoço, por isso, sempre que possível, os usuários devem preferir os horários antes de 12h e após as 13h, quando o movimento é menor.

Horário de funcionamento dos RUs
Contrato com a empresa que fornece as refeições no RU da UFG
Comissão fiscalizadora dos RUs
Sugestões e reclamações: nutricao.prae@ufg.br