IV-Capa.jpg

IV incorpora 50 anos do Centro de Seleção. Álbum de fotos já está disponível

Texto: Caroline Pires e Kharen Stecca

Fotos: Andréia Barra

Com a lua cheia iluminando o céu sob a varanda do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, em meio a um frio atípico para o mês de agosto que contrastava com o ambiente caloroso de afeto que enchia o espaço, foi lançado ontem (12/8), o Instituto Verbena (IV/UFG). O novo órgão administrativo da Universidade Federal de Goiás, passa a incorporar os 50 anos de história e reconhecimento do Centro de Seleção da UFG, ampliando suas atividades e tem como objetivo se tornar um referencial ainda maior na seleção, avaliação, formação, qualificação e pesquisa, seja para entidades públicas ou empresas privadas. O jantar de lançamento foi realizado para um grupo restrito de convidados e marcado por homenagens a professora Verbena Lisita, presidente do antigo Centro de Seleção, entre os anos de 2006 e 2007, e que dá nome ao instituto.

Confira as fotos do evento.

_UFG6319.jpg

Após os discursos foi realizado um brinde ao lançamento do Instituto Verbena

A diretora-executiva do Instituto Verbena, Claci Rosso, fez uma fala repleta de agradecimentos a equipe que compõe o IV e que está empenhada em superar os desafios que se apresenta, na missão de promover o desenvolvimento institucional e social em sua área de atuação. Segundo ela, o objetivo dos processos a serem implementados é agregar cada vez mais valores e expertise a atuação já existente. "Para a realização desses projetos percebemos a necessidade de investir no corpo técnico, capacitando a todos para que pudessem participar dos novos projetos. Todos os trabalhos foram desenvolvidos prezando pelo planejamento e capacitação de todos", explicou. Além disto, a diretora apresentou os princípios que regem o Instituto Verbena, que são, entre outros, ética, sigilo, inovação, empreendedorismo e excelência nos trabalhos. "O nome Verbena traz uma força extra para nosso instituto, pois retoma ao passado e gera um enorme engajamento para o futuro", frisou. Por fim, a diretora lembrou que a flor verbena era utilizada pelo antigos romanos para selar pactos, o que casa perfeitamente com a seriedade e objetivos do Instituto. A escolha do nome nasceu do trabalho de pesquisa e discussões realizadas pela Secretaria de Comunicação da UFG.

_UFG6155.jpg

Diretora-executiva do Instituto Verbena, Claci Rosso, agradeceu o empenho e parceria da equipe

Emocionada com o lançamento, Sandramara Matias Chaves, que era amiga pessoal de Verbena Lisita, lembrou que a escolha do nome remete a força e a dedicação de uma mulher que viveu sua vida em prol e defesa da educação. "Para além das características profissionais, e das suas competências reconhecidas e admiradas por todos, Verbena era uma mulher cheia de força, alegria e dinamismo", lembrou. Sandramara Chaves contou que em 2006, quando assumiu a pró-reitoria de Graduação, fez uma visita ao então Centro de Seleção e recebeu dos servidores uma carta com as características que esperavam de quem fosse assumir a presidência do órgão. "Com a carta nas mãos eu fui diretamente ao prédio da Verbena, porque todas as virtudes elencadas no documento podiam ser identificadas nela. Uma exímia profissional e um ser humano iluminado", ressaltou. Após seu discurso, a professora leu a placa em homenagem a família de Verbena Lisita, que também compareceu ao evento. Ainda homenageando a escolha do nome, Orlando Lisita, agradeceu os 22 anos de casado em que viveu ao lado da professora e destacou a sua garra e dedicação à Universidade Federal de Goiás. "Essa homenagem é motivo de enorme orgulho para todos nós", concluiu.

_UFG6216.jpg

Sandramara Matias Chaves entregou uma placa a família de Verbena Lisita

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, agradeceu a presença de todos e ressaltou que a escolha do nome não poderia ser melhor. "Tenho certeza que nesse momento, onde quer que esteja, a professora Verbena está muito feliz em ver a sua memória guardada com tanto carinho, como referência de um instituto de tanta força e relevância na UFG", defendeu. O nome do Instituto Verbena é uma uma homenagem à ex-professora da Faculdade de Educação Verbena Moreira Soares de Sousa Lisita, que faleceu em 2007 quando presidia o Centro de Seleção da UFG.

_UFG6249.jpg

Angelita Pereira de Lima ressaltou que a UFG preza pela suas memórias e as utilizada como força para seguir avançando

_UFG6294.jpg

Lançamento do novo site também foi realizado durante o evento