SegurancaUFG_CarloSiqueira

UFG tem um dos sistemas de segurança mais transparentes do Brasil

Em 12/08/22 09:35.

A Universidade é pioneira em disponibilizar dados sobre segurança para consulta pública

Texto: Isabela Cintra

Foto: Carlos Siqueira/Arquivo/Secom UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das primeiras universidade do Brasil a divulgar dados referentes à segurança dentro de seus câmpus, o que inclui dados sobre as ocorrências e chamados realizados dentro da universidade. A disponibilização é feita de forma on-line e atualizada diariamente por meio da plataforma Analisa UFG. Com isso, a UFG se torna uma das mais transparentes dentre as instituições federais de ensino superior (Ifes) do Brasil.

O órgão responsável pela disponibilização dos dados é a Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos (SDH/UFG) que desde junho, vem atualizando a plataforma com dados de 2005 até 2022. A ideia é passar dados antigos - apenas existentes em papel - para a plataforma. São chamados e ocorrências de todo tipo, desde assaltos a estacionamento irregular, mostrando em qual câmpus houve a ocorrência, o local específico dentro do câmpus, a data e dia da semana. Com essas informações, a universidade se torna mais transparente.

Analisa UFG - Segurança - Chamados

Um dos objetivos de tornar os dados públicos é melhorar a segurança dos câmpus, além de aprimorar sua eficiência. O secretário da SDH, Ricardo Barbosa, comenta que a plataforma também serve para uma análise aprofundada de certas ocorrências que acontecem sazonalmente. É o caso de incêndios florestais registrados todos os anos. Com os dados abertos é possível contabilizar o número de ocorrências e ver mapas de calor indicando os locais de focos de queimadas. Dessa forma, órgãos como a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da UFG podem verificar o local e adotar medidas preventivas.

Ricardo Barbosa de Lima - SDH UFG - 11-8-22 - FotoWesleyMenezes
Ricardo Barbosa: aprimoramento da segurança na UFG (Foto: Wesley Menezes)

O professor também dá outro exemplo de como a plataforma ajuda evitar incidentes. "Muitos dos assaltos aconteciam nos pontos de ônibus. Então, nós adotamos a medida de posicionar nossas viaturas nos horários que aconteciam [as ocorrências] e pedir para a ronda, tanto da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar, passar naqueles horários. Tudo isso usando e visualizando os dados [disponíveis]".

Analisa UFG - Segurança - Ocorrências

A base de dados da plataforma foi construída a partir da coleta de informações do aplicativo Minha UFG, que tem como objetivo principal atender demandas relacionadas à segurança. O aplicativo possui uma área para registro de denúncias e disponibiliza o número dos telefones de emergência de todas as regionais. A criação do aplicativo foi uma iniciativa da Universidade para promover mais segurança à comunidade universitária.

Plataforma Analisa UFG agora conta com painel de segurança dos câmpus

Sistema de segurança da UFG passa por mudanças

Aplicativo Minha UFG está disponível para iOS

Fonte: Secom UFG