3 rios agosto 2022

UFG assina convênio para tratamento de resíduos em municípios goianos

Em 05/08/22 07:16.

Parceria busca complementar iniciativas para sustentabilidade e enfrentar problemas ambientais

Texto: Augusto Araújo

Fotos: Laís Dias

Convênio Três Rios

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) assinou, na tarde desta quinta-feira (4/8), um convênio com o Consórcio Intermunicipal Três Rios, composto por diversos municípios goianos, visando uma colaboração com os programas de coleta seletiva de resíduos e materiais recicláveis.

Além disso, a parceria da UFG com o Consórcio também busca implementar unidades de processamento de biofertilizantes e auxiliar na organização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis nestas cidades goianas.

Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG, destacou a importância da assinatura do documento, pontuando como ele pode trazer benefícios à preservação ambiental. “Esta cerimônia simbólica é também um momento histórico. Nós estamos buscando soluções práticas e efetivas para a vida das pessoas, e temos aqui uma proposta importantíssima. Vocês, gestores e gestoras dos municípios, estarão escritos na história como os que deram os primeiros passos nessa revolução ecológica. É uma mudança de paradigma, de comportamento, de cultura, além de ser uma mudança de planejamento e investimentos para resolver esses problemas ambientais”.

O diretor da Escola de Agronomia (EA/UFG), Marcos Cunha, relembrou que o projeto vai estabelecer na unidade acadêmica o Polo de Inovação e Tecnologia Social, onde será possível para as prefeituras acompanharem os processos sendo realizados dentro da UFG e levar às suas cidades. “Todas as partes envolvidas vão ganhar, em especial o meio ambiente. Vamos deixar um legado importante para as futuras gerações. É algo factível, que vai trazer um impacto muito importante, tanto para nós, quanto para os municípios”.

André Chaves, prefeito Buriti Alegre e presidente do Consórcio Três Rios, apontou que a parceria com a UFG traz visibilidade e credibilidade ao projeto. “Hoje, o grande problema para os gestores são os resíduos. Tem que se dar uma destinação adequada, criar projetos importantes para que você tenha sustentabilidade dentro dos municípios”, complementou.

Também estiveram presentes na assinatura do documento: a professora Eliana Brasil, vice-coordenadora do projeto; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Luana Ribeiro; o atual diretor e a diretora eleita da Funape, Orlando Amaral e Sandramara Matias; José Willian, prefeito de Panamá; Joaquim Guilherme, prefeito de Morrinhos; além de representantes de Bom Jesus de Goiás e Buriti Alegre.

assinatura

Fonte: Reitoria Digital